Sessões de filmes no Campus Erechim abordam universo trans
Programação inicia no dia 7 de agosto e é aberta para a comunidade acadêmica e regional

Publicado em: 06 de agosto de 2018 08h08min / Atualizado em: 06 de agosto de 2018 13h08min

A Articulação de Cultura da UFFS – Campus Erechim, em parceria com o Centro de Referência em Direitos Humanos e Igualdade Racial Marcelino Chiarello, promove, entre os dias 7 e 28 de agosto, o Cine Vagamundo & Cine Trans. A iniciativa exibirá dois filmes e dois documentários que têm em seus enredos temáticas referentes ao universo dos transexuais e transgêneros.

As sessões, abertas para toda a comunidade acadêmica e regional, ocorrem no Campus da UFFS, no Auditório do Bloco dos Professores. Haverá certificação de 10h para quem comparecer em, ao menos, três sessões.

Programação

Dia 7 de agosto, às 16h30
Documentário: “Mala Mala”
Sinopse: Na ilha de Porto Rico, nove membros da comunidade LGBTQ local contam suas histórias de vida. Transformistas, gays, outros e outras compartilham como é a diversidade sexual na ilha, revelando curiosidades da cultura transgênero. Duração: 1h27. Logo após a exibição do filme haverá um debate com representantes do Centro de Referência em Direitos Humanos e Igualdade Racial Marcelino Chiarello.

Dia 14 de agosto, às 17h
Filme: “Meu nome é Ray”
Sinopse: Ray (Elle Fanning) nasceu mulher, mas nunca se identificou com o gênero e se prepara para fazer a cirurgia de transgenitalização. Sua mãe, Maggie (Naomi Watts), tenta encontrar a melhor forma de lidar com a questão, mas a avó homossexual de Ray, Dolly (Susan Sarandon), recusa-se a aceitar a resolução e cria um conflito familiar. Duração: 1h32.

Dia 21 de agosto, às 17h
Documentário: “Laerte-se”
Sinopse: A trajetória da cartunista e chargista brasileira Laerte, considerada uma das mais proeminentes do gênero no Brasil. Tendo vivido parte de sua vida como homem, ela assumiu sua transexualidade aos 57 anos e, de lá pra cá, experimenta uma jornada única e pessoal sobre o que é, de fato, ser uma mulher. Duração: 1h41.

Dia 28 de agosto, às 17h
Filme: “Uma mulher fantástica”
Sinopse: Marina (Daniela Vega) é uma garçonete transexual que passa boa parte dos seus dias buscando seu sustento. Seu verdadeiro sonho é ser uma cantora de sucesso e, para isso, canta durante a noite em diversos clubes de sua cidade. Após a inesperada morte de Orlando (Francisco Reyes), seu namorado e maior companheiro, sua vida dá uma guinada total. Duração: 1h44.