Semestre começa com novidades e atividades culturais no Campus Erechim

Publicado em: 13 de agosto de 2014 13h08min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

O segundo semestre letivo de 2014 começou nesta segunda-feira (11) com novidades na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Novos professores e técnicos-administrativos passaram a atuar no Campus, que também conta com novos espaços. Para receber os acadêmicos, tanto os veteranos como os calouros do curso de Engenharia Ambiental, uma programação cultural foi preparada, com início nesta quarta-feira (13) e atividades diárias até a próxima segunda (18).

Organização

Para melhor atender a comunidade acadêmica, alguns espaços do Campus foram remanejados. O Setor de Assuntos Estudantis (SAE) agora funciona em um novo local, no terceiro piso, próximo da sala de videoconferência. O Setor recebeu novos servidores, entre os quais nutricionista, psicólogo, assistente social e assistente em administração. A Biblioteca também foi ampliada para receber novos materiais e agora dispõe de uma sala de estudos ao lado do acervo.

Com relação às salas de aula a Instituição estabeleceu uma parceria com o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFRS) – Campus Erechim. Ainda foram mantidas as colaborações com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Escolas Estaduais Érico Veríssimo e José Bonifácio (JB) (Abaixo seguem os links para conferir o ensalamento).

Oportunidades

O Campus Erechim vem se destacando nas áreas de pesquisa, extensão e cultura, com a premiação de professores e estudantes. Atualmente são 87 projetos de pesquisa em andamento, 22 de extensão, além de 25 de monitoria.

O Campus também tem 12 acadêmicos em mobilidade acadêmica pelo programa Ciências Sem Fronteiras, os quais estão estudando em diferentes universidades espalhadas pelo mundo. A primeira formatura de estudantes dos cursos de Ciências Sociais, Filosofia e Geografia está marcada para o dia 13 de setembro.

“Temos um cuidado com a qualidade da formação que estamos oferecendo e os resultados já estão aparecendo, com nossos primeiros estudantes concluindo suas graduações, ingressando em programas de pós-graduação e no mercado de trabalho. Vemos pesquisas importantes acontecendo no Campus, bem como projetos de extensão e cultura, enfim, a Universidade vem criando corpo em um cenário de consolidação e boas perspectivas de expansão”, explica o diretor do Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva.

Atualmente a UFFS – Campus Erechim conta com cerca de 1450 estudantes de graduação, especialização e mestrado, cerca de 90% deles oriundos de escolas públicas.

Campus definitivo

No Campus Definitivo, em implantação às margens da ERS – 135, as obras seguem. O Bloco A já foi concluído, e o Restaurante Universitário e os três pavilhões de laboratórios estão em conclusão, assim como o Bloco Docente, que está em fase de acabamento. O Bloco B está em edificação e em breve devem iniciar as obras da Central de Reagentes e do Galpão de Manutenção das Áreas Experimentais. Outras obras em andamento são as de infraestrutura (arruamento, pavimentação, entre outras).

Ensalamento:

Agronomia