Projeto Paralaxe promove atividades com crianças de associação beneficente
Cerca de 40 crianças brincaram com solução e confecção de enigmas de ilusão de ótica

Publicado em: 05 de setembro de 2017 13h09min / Atualizado em: 05 de setembro de 2017 14h09min

Instigar a curiosidade das crianças sobre o funcionamento da visão e o comportamento da luz: este foi o objetivo de uma série de atividades desenvolvidas por uma equipe da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim na Associação Beneficente Recriando a Vida, localizada no Bairro Presidente Vargas, em Erechim. A ação, realizada no dia 24 de agosto, faz parte do projeto de Extensão Paralaxe, vinculado ao Programa de Extensão Vão Livre.

Coordenado pela professora Natalia Nakadomari Bula, o projeto foi criado com o objetivo de compreender as relações entre expressão e impressão audiovisuais por meio de estudos sobre o sistema visual, ótica, linguagens e técnicas, com experimentações práticas de produção e difusão audiovisual. Cerca de 40 crianças participaram da atividade na associação, desenvolvendo brincadeiras lúdicas como solução e confecção de enigmas de ilusão de ótica.

De acordo com Natalia, a associação atua no período complementar ao da escola, oferecendo assistência para crianças e adolescentes entre 6 e 15 anos que estejam em situação de risco e vulnerabilidade social. “O trabalho desenvolvido na instituição é realizado com o apoio de voluntários e as atividades abrangem desde aulas de reforço nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, até atividades envolvendo artes, música e esportes”, conta a professora da UFFS.

A atividade foi acompanhada pela aluna da 10ª fase do curso de Arquitetura e Urbanismo, Paula Carlesso, que está desenvolvendo, como Trabalho de Conclusão de Curso, uma proposta arquitetônica para a entidade. Segundo a acadêmica, ações como a que foi desenvolvida pelo grupo Paralaxe são essenciais para estimular e despertar nas crianças habilidades que até então não haviam sido exploradas. “Além disso, o envolvimento do acadêmico com projetos externos, destinados à comunidade, fortalece o que é visto dentro da universidade ao longo da formação com relação à função social do arquiteto”, diz. “Por fim, a participação na atividade contribuiu para a compreensão do uso do espaço existente como um todo, além da aproximação com os usuários da entidade e o amadurecimento dos estudos realizados até o momento para a proposta arquitetônica do TCC”.

Sobre o Paralaxe

O projeto de Extensão Paralaxe teve início em novembro de 2016 e segue até outubro. Procura evidenciar, através de suas ações, que sujeitos com as mais diversas culturas e vivências consequentemente desenvolvem diferentes formas de ver e apreender. Entre outras ações, já foram realizadas exibições e debates de filmes e uma oficina de experimentações em fotografia na Semana Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo.

Atuam como colaboradores internos no projeto os professores Anderson André Genro Alves Ribeiro e Melissa Laus Mattos e, como colaboradora externa, Flávia Regina Oldoni. Os alunos voluntários são os seguintes: Alessandra Zanatta, Ariel Lorenzo Kegler, Gabriel Antônio Barbosa, João Pedro B. do Nascimento, Júlia Fernanda Volpato, Letícia dos Santos Albarello, Luiz Eduardo Minks Pereira, Luiz Vitor Desordi Levandovski, Michelli Fernanda Wodzicki, Rennan Victor Schnorr.