Professora do Campus Erechim recebe prêmio Inventor Petrobras com pesquisa sobre biocombustíveis

Publicado em: 22 de agosto de 2014 13h08min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

A professora da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, Helen Treichel, recebeu na última quarta-feira (20), no Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro, o Prêmio Inventor Petrobras 2014. A premiação foi concedida pela patente depositada em conjunto com a Petrobras, no ano de 2013, intitulada "Processo para a esterificação de cargas vegetais".

Segundo Helen, “a pesquisa trata de uma otimização do processo usado atualmente para a produção de biocombustíveis, visando aumento de rendimento, utilização de outras matérias-primas e diminuição de custo”. Além da professora da UFFS – Campus Erechim, são autores da patente os pesquisadores Aline Machado de Castro (Cenpes/PDEDS/Bio), Débora de Oliveira (UFSC), Denise Maria Guimarães Freire (UFRJ), José Vladimir de Oliveira (UFSC), Marco Di Luccio (UFSC) e Márcio de Figueiredo Portilho (Cenpes/PDAB/CB).

O prêmio Inventor Petrobras existe há 13 anos e reconhece a criatividade e a capacidade de inovação de pesquisadores das instituições parceiras da empresa estatal, bem como de seus colaboradores.

Pesquisa na UFFS

O desenvolvimento das pesquisas na UFFS vem acontecendo, especialmente, relacionado ao grupo de pesquisa "Agroenergia", mais especificamente à linha de pesquisa "Bioprocessos e Aplicação em Bioenergias", na qual Helen atua diretamente. O tema também encontra-se inserido no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPG-CTA), o que possibilita que novas pesquisas sejam desenvolvidas.