Professor do Campus Erechim tem Bolsa de Produtividade em Pesquisa concedida pelo CNPq
O contemplado foi o professor Leandro Galon. A Bolsa, que terá vigência de 36 meses, está vinculada ao projeto de Pesquisa “Manejo sustentável de plantas daninhas infestantes de culturas cultivadas no verão e/ou inverno no Rio Grande do Sul”

Publicado em: 28 de março de 2017 09h03min / Atualizado em: 29 de março de 2017 14h03min

A UFFS – Campus Erechim tem conquistado importantes fomentos na área da pesquisa. Neste mês de março, por exemplo, teve início a vigência de mais uma Bolsa de Produtividade concedida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O contemplado foi o professor Leandro Galon.

A bolsa, que terá vigência de 36 meses, está vinculada ao projeto de Pesquisa coordenado por Galon intitulado “Manejo sustentável de plantas daninhas infestantes de culturas cultivadas no verão e/ou inverno no Rio Grande do Sul” que já estava com pesquisas em andamento. O projeto envolve bolsistas de Iniciação Científica e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental do Campus Erechim e tem apresentado resultados preliminares envolvendo culturas como soja, milho e feijão. “Já temos alguns resultados que estão sendo tabulados, em que avaliamos níveis de dano econômico de plantas daninhas em soja, milho e feijão, além de períodos de interferência de plantas daninhas nessas culturas de verão. O que constatamos até o momento é que as plantas daninhas, mesmo em baixa população, ocasionam danos, ou seja, queda de produtividade das culturas ou queda da qualidade do produto colhido. Também avaliamos o uso de herbicidas mais seletivos e mais eficazes em milho, soja e feijão, ou mesmo os que menor impacto ocasionem ao ambiente”, explica Galon.

Foto do professor Leandro Galon dando entrevista

A bolsa de produtividade do CNPq é destinada a pesquisadores que se destacam entre seus pares, valorizando sua produção científica segundo critérios normativos, estabelecidos pelo CNPq, e específicos, pelos Comitês de Assessoramento (CAs) do CNPq.

Além de dedicar-se às atividades de pesquisa ligadas ao projeto vinculado à Bolsa, o bolsista de Produtividade do CNPq tem inúmeras outras obrigações, como ser parecerista de projetos submetidos por pesquisadores brasileiros ao CNPq, emitir pareceres às fundações de pesquisas estaduais, avaliar e julgar as atividades de pesquisas como consultor externo convidado por Instituições de Ensino Superior (IES), Institutos Federais, universidades particulares, dentre outras, além de publicar trabalhos em periódicos nacionais e internacionais e estar fortemente inserido na formação de recursos humanos, orientações de Programas de Pós-Graduação, de Iniciação Científica e de Graduação. Segundo a Diretoria de Pesquisa da UFFS, atualmente a Instituição conta com cinco bolsistas de produtividade do CNPq.

Para Galon, além de significar um reconhecimento pelo trabalho do pesquisador, a concessão da Bolsa de Produtividade também traz benefícios para a Instituição a qual o pesquisador está vinculado. “A Universidade, quando um professor recebe essa bolsa, é pontuada na aprovação de programas de Mestrado e Doutorado, na busca por parcerias para aportes financeiros. Ainda, segundo Galon, “em conjunto com todas as atividades realizadas pelo bolsista, ele também desenvolve um relevante papel no desenvolvimento de recursos humanos para a sociedade, formando pessoas mais capacitadas para atuarem no mercado de trabalho. Além disso, há a geração de conhecimento técnico para a academia e para além dela”.