Mestrado entra em fase de consolidação de pesquisas no Campus Erechim

Publicado em: 25 de julho de 2014 13h07min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

O Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPCTA) está vivendo uma fase de impulsão de suas pesquisas na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Nos últimos dias foram anunciados recursos, liberados por meio de Edital da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), para a aquisição de equipamentos visando estruturar os laboratórios usados no mestrado. Além disso, nesta semana os estudantes apresentaram seus projetos de pesquisa para as dissertações.

Entre os temas que serão pesquisados estão muitas problemáticas regionais, como a gestão dos resíduos da criação de suínos para a produção de biogás, tema do projeto de dissertação apresentado pelo mestrando Clenoir Soares (foto). No entanto, conforme explica a coordenadora do Programa, Helen Treichel, embora o mestrado tenha como um de seus desafios esse olhar sobre os problemas da região de abrangência da UFFS, também precisa produzir conhecimento científico de interesse amplo.

“A inserção regional do programa é um item muito importante, mas nós não podemos esquecer que as publicações geradas, que não são apenas aquelas transformadas em solução de problema local, têm que ter uma abrangência até internacional. Então, no mestrado temos que focar nestas duas coisas: fazer pesquisa aplicada, prática - uma das obrigações do programa -, mas também produzir conhecimento científico, e essa produção são os artigos, os livros gerados pelos docentes e discentes do programa. Hoje, penso que conciliar esses dois fatores é um dos maiores desafios da pós-graduação brasileira”, afirma a professora.

Ela está muito otimista com os projetos apresentados durante esta semana: “Tenho certeza que teremos ótimas pesquisas”. Atualmente o programa conta com 20 estudantes, que iniciaram o curso em abril.

Fomento

Se nesse início de mestrado as previsões já são positivas, com a estruturação, especialmente por meio do aporte de recursos de agências de fomento, a perspectiva é de avanços ainda maiores, com condições cada vez mais favoráveis para os pesquisadores. Nesta semana o Campus Erechim foi contemplado no Edital Pró-equipamentos 2014 da Capes. O valor a ser investido é R$ 110.000,00 para “Aquisição de Equipamentos para Promover a Melhoria da Infraestrutura de Pesquisa Visando à Produção Sustentável e Conservação Ambiental do Alto Uruguai do Rio Grande do Sul”.

No ano passado o Campus já havia conseguido a aprovação de um subprojeto, para investimento na implantação de laboratórios e estrutura de pesquisa, em Chamada Pública do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI/Finep/CT-Infra 01/2013). O valor recomendado para a execução da proposta é de mais de R$ 2 milhões. Os equipamentos que integram esse subprojeto já estão sendo adquiridos e em breve deverão ser instalados no Campus definitivo da UFFS Erechim.