Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental abre processo seletivo
Inscrições devem ser feitas até 18 de novembro.

Publicado em: 20 de outubro de 2022 08h10min / Atualizado em: 26 de outubro de 2022 08h10min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) está com inscrições abertas para o processo seletivo do mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, para ingresso no primeiro semestre de 2023. O curso é gratuito e ofertado no Campus Erechim.

São disponibilizadas até 21 vagas, distribuídas entre as duas linhas de pesquisa do curso: até o limite de 10 vagas para a linha Sustentabilidade dos Agroecossistemas e 11 vagas para a linha Conservação dos Recursos Naturais. O processo seletivo possui reserva de vagas para candidatos autodeclarados indígenas, para candidatos com deficiência e para candidatos autodeclarados negros, conforme disposto no edital.

As inscrições devem ser realizadas de 20 de outubro a 18 de novembro, exclusivamente por e-mail. O processo seletivo possui três etapas: pré-projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, peso 40%; defesa do pré-projeto de pesquisa, de caráter eliminatório e classificatório, peso 30%; e análise do currículo, de caráter classificatório, peso 30%.

As informações completas estão no Edital Nº 1040/GR/UFFS/2022.

Sobre o curso

O Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), com área de concentração em Produção Sustentável e Conservação Ambiental, está centrado na promoção da sustentabilidade dos agroecossistemas, no desenvolvimento de tecnologias e na manutenção das funções sistêmicas dos ambientes naturais.

As pesquisas desenvolvidas são direcionadas à produção conhecimento que possibilite entender o efeito das atividades humanas nos diversos ambientes e contribua no estabelecimento de métodos, técnicas e estratégias que visem ao desenvolvimento sustentável. O resultado esperado do conjunto de pesquisas é a proposição de estratégias, métodos e tecnologias que visem à sustentabilidade dos sistemas produtivos, aliada à manutenção das funções sistêmicas dos ambientes naturais.

Saiba mais: www.uffs.edu.br/ppgcta.