Gpase é um dos organizadores do primeiro “Encontro dos de baixo” em Erechim

Publicado em: 25 de agosto de 2014 13h08min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

O Grupo de Pesquisa Anticapitalismo e Sociabilidades Emergentes (Gpase) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, juntamente com entidades sindicais e organizações populares de Erechim, está organizando o primeiro “Encontro dos de baixo”. A atividade será realizada no dia 31, a partir das 8h, na Escola Estadual Érico Veríssimo. O movimento é inspirado nos encontros que acontecem desde o início de 2013 em Porto Alegre e outras cidades gaúchas, os quais levam o mesmo nome.

Conforme o professor Cássio Cunha Soares, coordenador do Gpase, a iniciativa surgiu de uma preocupação dupla do grupo: promover espaços de aproximação e diálogo entre os movimentos e organizações sociais da região e incentivar a interlocução desses movimentos com a luta indígena e quilombola do Norte do Rio Grande do Sul.

De acordo Soares, o principal objetivo do encontro, como está explícito no próprio nome, é reunir "os de baixo". “Ou seja, os grupos e atores sociais historicamente subalternizados, dominados e oprimidos por razões políticas, econômicas, sexuais, étnicas, geracionais, etc. Inspirados pela proposta zapatista (grupo indígena do sudeste mexicano que protagoniza atualmente uma das mais importantes experiências de autogoverno popular do mundo) conhecida como 'Outra Campanha', esperamos estimular a formação de espaços de articulação, diálogo e convergência entre os vários setores do mundo popular para que possam ser socializadas e compartilhadas as razões e memórias de lutas de todos, tendo em vista a elaboração de uma agenda de atividades e de ação comum que vá para além do calendário eleitoral”, explica o professor.

Participação do Gpase

Sobre a participação do Gpase na organização da atividade, Soares afirma que o Grupo de Pesquisa tem como característica a insistência na conjugação entre investigação acadêmica e ativismo político. “Boa parte de nossos temas e preocupações teóricas e práticas está intrinsecamente relacionada com a experiência de movimentos sociais e lutas populares”, conta. O professor também lembra que, nos últimos meses, o Gpase organizou dois eventos no âmbito do Campus e da cidade de Erechim sobre a temática indígena, em razão dos incidentes envolvendo processos demarcatórios no Norte do Rio Grande do Sul.

“Acreditamos que a universidade pública, além de ser um espaço privilegiado de debate e reflexão intelectual, deve estar compromissada com todos os processos de transformação social que se traduzam na emancipação de grupos sociais marginalizados, dominados, oprimidos e explorados”, conclui.

Mais informações podem ser obtidas no blog encontrodosdebaixoerechim.blogspot.com