Formação oferecida na UFFS - Campus Erechim abrange 122 gestores na área de Educação Integral

Publicado em: 28 de agosto de 2014 13h08min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Mais de 120 gestores das instituições parceiras do Mais Educação ou do projeto Educação Integral em Jornada Ampliada iniciaram, nesta quinta-feira (28), um curso de formação na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim. Conforme a coordenadora do curso “Docência na Escola de Tempo Integral”, Adriana Loss, a intenção é discutir os espaços educativos, neste primeiro momento, com os gestores de programas que visam a Educação Integral. Em próximas fases do Programa de Formação outros atores sociais também serão envolvidos.

O curso terá duração de um ano, com encontros presenciais mensais, além de atividades que os participantes desenvolverão em suas escolas.

A educadora Carina Triches é uma das cursistas. Ela trabalha na escola Emílio Tagliari, no município de Estação/RS, onde é coordenadora do programa Mais Educação. Para ela, a oportunidade de participar da formação é importante para o aperfeiçoamento das ações do programa, que é desenvolvido há dois anos na escola. “Como professora, sinto a necessidade de estar sempre me aperfeiçoando, ainda mais em relação à Educação Integral, que é algo muito novo, mas que é a tendência”, diz.

Abertura

O lançamento do curso, na tarde desta quinta-feira, contou com a participação dos cursistas, de lideranças acadêmicas, de representantes das redes públicas de ensino da região e de parceiros do projeto. Na oportunidade a coordenadora do Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais da Educação Básica (Comfor/UFFS), Lísia Ferreira Michels, destacou o compromisso da Universidade com a melhoria da educação na região em que está inserida. “Toda vez que a gente consegue fazer a abertura de um programa, de um evento, de um curso, de uma especialização, de certa maneira nós vamos honrando esse compromisso inicial assumido, especialmente em programas que visam qualificar a Educação Básica”, disse.

Ela explicou que o Comfor foi instituído na UFFS no ano passado. “A finalidade desse Comitê é assegurar a indução, implantação e coordenação de programas na formação continuada, em articulação com a Educação Pública”, pontuou.

O diretor da UFFS - Campus Erechim, Ilton Benoni da Silva, destacou a particularidade de um curso de formação de professores que envolve a articulação entre a Universidade, redes públicas de ensino e os profissionais que atuam diretamente em sala de aula. “Esse é um processo que produz, ou ao menos tem um potencial para produzir, um salto de qualidade nos processos de formação, porque um curso com essas características se diferencia de um processo onde apenas há troca de experiências. Trocar experiências é extremamente importante, fundamental eu diria, mas feito em um movimento de formação universitária, organizada, sistemática, adquire condições de produzir uma qualidade nova em termos de teorização da experiência, e isso me parece produção de conhecimento científico sobre o que é educar”, concluiu.

Após o ato de abertura os participantes acompanharam uma palestra com a professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Verônica Branco, intitulada “A importância da Gestão Escolar para a Educação Integral”.