Encerramento do projeto Anjo da História terá aula aberta com professor da UFRGS
Marcello Assunção estará no Campus Erechim no dia 18 de julho.

Publicado em: 06 de julho de 2022 11h07min / Atualizado em: 07 de julho de 2022 07h07min

No dia 18 de julho, na Universidade Federal da Fronteira Sul — Campus Erechim, ocorre uma aula aberta com o professor Marcello Assunção, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Intitulada “Uma ‘epistemologia da ignorância’: estudos críticos da branquitude e a crise do cânone de ‘intérpretes do Brasil’”, a aula será às 19h30, no Auditório do Bloco dos Professores. O palestrante possui pós-doutorado em Letras Clássicas e Vernáculas pela Universidade de São Paulo (USP), graduação, mestrado e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

O evento marca o encerramento do projeto de extensão “Anjo da História: plataforma digital de divulgação e debate histórico”, coordenado pelo professor Fábio Feltrin. Fruto de uma iniciativa desenvolvida na disciplina “Introdução aos estudos históricos” do curso de História, o projeto buscou expandir os debates conduzidos no interior da universidade, alcançando públicos mais amplos, não especializados e interessados no passado. Inspirados pela História Pública, foram criados canais em diversas redes sociais, incluindo um podcast, além de um site.

As ações serviram para divulgar temas latentes na sociedade e que convocam historiadores para um exame especializado e com linguagem mais acessível. O grupo de estudantes e o professor coordenador entrevistaram convidados sobre diversos temas, no canal no YouTube. Depois, as entrevistas foram tratadas e convertidas em áudio para o Spotify, em texto para o site e em postagens para as redes sociais do projeto.

Conforme a equipe da iniciativa, diante do entendimento de que os historiadores profissionais não possuem mais o monopólio sobre as narrativas do passado e a internet foi transformada em uma segunda esfera coletiva, bem como conscientes da falta de mediação do conhecimento nesse espaço, a ação foi colocada em prática e teve como impactos a formação de historiadores com ênfase em História Pública, a qualificação dos diálogos em torno do passado e a produção de um arquivo audiovisual sobre os assuntos abordados.

Os episódios abrangeram temas como: agroecologia e feminismo, colonização, educação e ensino, teoria da História, história da historiografia, ditadura, sentidos de ensinar e pesquisar História hoje, negacionismo, usos e abusos dos corpos femininos, nacionalismo e história social do futebol, historiografia feminista e antirracista, Argentina oitocentista, gênero e judiciário na construção dos sujeitos e as temporalidades do Antropoceno.

Equipe do projeto criou canais em diferentes plataformas digitais (Acervo pessoal)

 

Participam do projeto os acadêmicos Anderson Dal Vesco, Bruna Feiden, Guilherme Schons e Hagatta Lengowski.

Saiba mais

Site do projeto: https://anjodahistoria.wordpress.com

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC6OanWKOJuqbsVy8tpAUl2w

Podcast: https://open.spotify.com/show/1LUhatoso4JJHT1kHNDQLq

Instagram: https://www.instagram.com/anjodahistoria.uffs

Facebook: https://www.facebook.com/anjodahistoria

Twitter: https://twitter.com/anjodahistoria

Cadastro na Rede Brasileira de História Pública