Curso de História ofertado em parceria entre a UFFS – Campus Erechim e Iterra é reconhecido pelo MEC

Publicado em: 14 de dezembro de 2015 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 11h01min

O Ministério da Educação (MEC) deferiu o pedido de replicação do ato de reconhecimento do curso de História/Licenciatura da UFFS – Campus Erechim, estendendo-o ao curso de História ofertado pelo Campus em parceria com o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (Iterra), por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

A decisão foi embasada na Nota Técnica 242/2014, na qual a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES) apresenta manifestação sobre a possibilidade de replicação de atos de reconhecimento e renovação de reconhecimento dentro de um mesmo município para cursos ofertados em Instituições de Ensino Superior (IES) autônomas.

Assim, a Portaria 429, publicada no Diário Oficial da União em 29 de julho de 2014, que já reconhecia o curso de História ofertado no Campus Erechim, também passa a reconhecer o curso de História/Iterra.

Para o coordenador do curso, professor Gerson Wasen Fraga, o deferimento do pedido por parte do MEC representa um reconhecimento ao trabalho de parceria que vem sendo desenvolvido entre a UFFS e o Iterra, um reconhecimento aos professores que prontamente se colocaram à disposição para atuar no curso, além de um reconhecimento à qualidade do ensino ministrado em um curso que foge aos modelos ditos 'normais', e que possibilita o acesso a um curso superior a pessoas que, de outra forma, estariam distantes do mundo universitário”.

O curso

A graduação em História/Iterra – Licenciatura foi criada em 2013. É ofertada na modalidade presencial, em turno integral e regime de alternância, ou seja, os tempos educativos ocorrem alternadamente entre o tempo-escola (em sistema de internato na cidade de Veranópolis/RS), e o tempo-comunidade (que os estudantes passam em suas comunidades, desenvolvendo atividades relacionadas ao curso).