Consolidação e Expansão - Comunidade acadêmica e regional debatem futuro do Campus Erechim

Publicado em: 06 de junho de 2014 13h06min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

O Conselho de Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim promoverá nos dias 13 e 14 de junho um seminário para debater com as comunidades acadêmica e regional seu plano de desenvolvimento para os próximos dez anos (2015 - 2025). Essa será a primeira de uma série de atividades previstas até o mês de setembro, cujo objetivo é permitir a ampla participação de toda comunidade regional na definição da política de expansão do Campus.

Para o diretor da UFFS – Campus Erechim e presidente do Conselho de Campus, professor Ilton Benoni da Silva, o momento institucional é favorável a um processo sistemático, dialogado e propositivo de definição do futuro do Campus e da Universidade como um todo. “Estamos em uma etapa de construção da Universidade em que já há uma comunidade acadêmica constituída, cursos e programas em fase de consolidação e uma estrutura para funcionamento sendo preparada para oferecer condições de abrigar com qualidade as atividades acadêmicas. Esse é um cenário que nos permite e exige olhar para o futuro de forma organizada, sistemática e amplamente participativa.

Segundo o membro da coordenação organizadora do evento, professor Anderson Genro Alves Ribeiro, esse primeiro seminário tem como objetivos promover um resgate histórico da construção da UFFS, avaliar as atividades até aqui desenvolvidas e construir coletivamente diretrizes para o plano de desenvolvimento do Campus. Para isso, estão programados debates, painéis e trabalhos de grupo, além de uma plenária final.

Já estão programados mais dois seminários: um em julho, para debater a política de expansão das Instituições Federais de Ensino Superior, e outro em agosto, para apresentação e debate dos dados levantados pelos grupos de trabalho.

Confira abaixo a programação completa do Seminário 1 do Plano de Desenvolvimento da UFFS – Campus Erechim:

13 de junho (sexta-feira)

Seminário 1 – Plano de Desenvolvimento da UFFS – Campus Erechim

17h30: Inscrições e Recepção

18h30: Mesa de Abertura

19h30: Resgate Histórico do Processo de Construção da UFFS

Painel 1 – Na Perspectiva do Movimento pró-universidade

Painel 2 – Na Perspectiva do MEC e da UFFS

21h: Debate – Como está sendo vista a UFFS? O que falta e como alcançar a Universidade que queremos?

Local: Auditório da UFFS - Campus Erechim

Público: Aberto às comunidades acadêmica e regional

14 de junho (sábado)

Seminário 1 – Plano de Desenvolvimento da UFFS – Campus Erechim

8h30: Painel - Construindo diretrizes para o plano de desenvolvimento do Campus

9h30: Trabalho em Grupo com provocação: Que Universidade queremos ter em 2020 e 2025? E Qual o processo vamos estabelecer para construir este Planejamento?

13h30: Plenária Final

Local: Auditório da UFFS - Campus Erechim