Campus Erechim: professor uruguaio ministra aula inaugural do curso de História, em Veranópolis

Publicado em: 06 de outubro de 2014 13h10min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

Uma aula inaugural sobre historiografia dos movimentos sociais e operários marcou o início do terceiro semestre do curso de História ofertado em Veranópolis (RS) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim em parceria como o Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (Iterra). O professor da Universidad de La República, do Uruguai, Rodolfo Porrini, foi o convidado para falar sobre o tema.

Porrini abordou a produção historiográfica sul-americana, a partir do caso uruguaio, demonstrando similaridades e distinções em comparação à historiografia brasileira. O professor também apontou os métodos e as dificuldades encontradas pelos historiadores na abordagem dos movimentos sociais, pela escassez e perenidade das fontes.

Com 47 acadêmicos, o curso de Licenciatura em História em Veranópolis é oferecido na modalidade de alternância, com concentração da carga horária, voltado para a formação de educadores para escolas do campo. O Campus Erechim é pioneiro nesta modalidade na UFFS, ofertando também o Curso de Agronomia, em Pontão (RS), dentro do mesmo sistema, com foco na formação de técnicos para áreas de assentamentos da reforma agrária.

Para este terceiro semestre, estão previstas atividades extracurriculares para a formação complementar dos estudantes, como visitas técnicas a acervos públicos e debates sobre a questão agrária e indígena no sul do Brasil.