Campus Erechim: Estudantes expõem pesquisas preliminares na área de Arquitetura e Urbanismo

Publicado em: 11 de julho de 2014 13h07min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 07h01min

Estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo apresentarão, a partir da próxima quarta-feira (16), os primeiros resultados de suas pesquisas para a realização dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) (Confira o cronograma das apresentações na imagem ao lado). Diferentes espaços físicos e sociais foram tema da curiosidade acadêmica, desde terminais rodoviários até programas de habitação e espaços públicos de lazer.

Conforme a professora Melissa Mattos, no curso o TCC é realizado em duas etapas. Atualmente os estudantes da nona fase da Arquitetura e Urbanismo estão na primeira parte da atividade (TCC1), dentro do componente curricular "Introdução ao Trabalho Final de Graduação".

“Nesta primeira etapa os alunos realizam as pesquisas necessárias para a proposição de um projeto na fase seguinte. Pesquisam e escrevem sobre o tema, os locais de intervenção, as condicionantes de projeto e outras variáveis que tragam subsídios para o desenvolvimento do projeto”, explica a professora. O resultado é a entrega de um caderno com o resumo da pesquisa e com o primeiro lançamento do Partido Arquitetônico.

“Esse partido é uma espacialização, ainda que preliminar, das variáveis estudadas durante toda a etapa, já com diretrizes básicas de ocupação do espaço e soluções vislumbradas. Ainda não podemos chamar de projeto, mas é um lançamento de ideias que quando bem resolvidas servem de base para o desenvolvimento do projeto na fase seguinte”, diz Melissa.

Além desse caderno, os alunos vão entregar uma "prancha síntese", que ficará em exposição no hall do terceiro piso do Seminário das 11h de segunda-feira (14) até o meio dia de quarta-feira (16). Após esse período o material será direcionado para a sala de reuniões do Seminário, onde acontecerão as bancas de apresentação.

A abertura da exposição acontecerá às 11h de segunda-feira e contará com a participação dos estudantes autores das pesquisas, os quais estarão à disposição do público para esclarecimento sobre suas propostas.