Campus Erechim convida comunidade para debater ações institucionais dos próximos anos
Separadas por eixos temáticos, propostas serão socializadas em 31 de agosto e 1º de setembro

Publicado em: 04 de julho de 2017 12h07min / Atualizado em: 05 de julho de 2017 13h07min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) realiza neste ano a segunda edição da Conferência de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE), evento que tem por objetivo propor as ações que nortearão os rumos da Instituição para os próximos anos. Todos os seis campi da Universidade estão promovendo, por meio de Grupos de Trabalho (GTs), debates divididos em diversos temas. Os encontros são abertos tanto para a comunidade acadêmica quanto para a comunidade regional.

No início de abril, o Campus Erechim definiu os 12 eixos que serão abordados por cada um dos GTs. A UFFS, que tem como foco o desenvolvimento da região a partir da oferta da educação pública superior, gratuita e de qualidade, convida, assim, todos os segmentos existentes na área de sua abrangência para juntos debater as suas novas diretrizes institucionais, especialmente àquelas voltadas ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura.

O Campus Erechim definiu os seguintes Grupos de Trabalho: 1) Agricultura Familiar e Agroecologia; 2) Consolidação e Expansão; 3) Direitos Humanos, Cidadania e Movimento Sociais; 4) Educação Básica e Formação de Professores; 5) Educação Popular, Democrática e Participação da Comunidade Regional; 6) Inclusão e Ações Afirmativas; 7) Integração Acadêmica, Currículo e Interdisciplinaridade; 8) Meio Ambiente, Sustentabilidade e Energias Renováveis; 9) Gestão, Cooperativismo, Economia Solidária e Desenvolvimento Social; 10) Universidade, Sociedade e Formação Crítica; 11) Relações Étnico-raciais, Diversidade Sexual e de Gênero; 12) Acesso, Permanência, Moradia Estudantil, Retenção e Evasão.

Cada um desses GTs formulará um documento específico sobre o seu tema. Nos dias 31 de agosto e 1º de setembro será feita a apresentação de cada proposta elaborada. Dessa socialização sairá um documento único do Campus, a ser apresentado na Plenária Final marcada para os dias 14 e 15 de setembro, em Chapecó-SC.

Confira abaixo a agenda de reuniões definidas até o momento. Acompanhe o cronograma dos próximos encontros na Agenda de Eventos do Campus.

Dia 5 de julho
Reunião do GT Agricultura Familiar e Agroecologia
Painel de abertura “Agricultura Familiar e Agroecologia: avanços e desafios”, ministrado por Douglas Cenci, presidente do SUTRAF/AU, e professor Ulisses de Mello.
Local: Sala 307 do Bloco A

Dia 6 de julho