Campus Erechim: alimentação saudável é um dos focos para implantação dos RUs

Publicado em: 17 de setembro de 2014 13h09min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 08h01min

A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim recebeu, nesta quarta-feira (17), o seminário sobre a “Implantação dos Restaurantes Universitários (RUs) no Contexto da UFFS e da Política Nacional de Segurança Alimentar”. Participaram representantes de cooperativas, associações de agricultores, entidades, servidores e estudantes da UFFS. Entre os temas tratados estiveram os três eixos principais da política institucional de implantação dos RUs: o desenvolvimento local e regional (que é uma das missões da Universidade), a produção de uma alimentação com qualidade nutricional, e as diretrizes do Plano Nacional de Segurança Alimentar (que prevê, entre outras coisas, o apoio à compra sustentável e a populações em situação de insegurança alimentar).

Conforme a diretora de Alimentação e Nutrição da UFFS, Bruna Roniza Mussio, com foco nesses objetivos a UFFS elaborou uma política para os RUs que tenta unir esses aspectos. Para tanto, um dos objetivos é adquirir os alimentos para os restaurantes diretamente dos agricultores, com a inserção, na medida do possível, de alimentos integrais e agroecológicos. Segundo ela, aliado a isso, a Universidade organizou o projeto dos RUs com base em diretrizes reconhecidas nacionalmente visando à qualidade nutricional das refeições.

“Pensamos em um cardápio que atenda às necessidades nutricionais de uma população saudável, para isso há princípios gerais que precisam ser seguidos, como a moderação no sal, nas gorduras e açúcares, a maior presença de legumes, verduras, frutas e de produtos integrais, por exemplo”, explica a nutricionista.

Além disso, Bruna afirma que, para além da missão da Universidade de colaborar com o desenvolvimento local e regional, a aquisição dos alimentos diretamente dos agricultores pode trazer benefícios sob o prisma da qualidade nutricional. “A possibilidade de adquirir produtos da época traz benefícios, pois não há a necessidade de um ambiente especial para o seu desenvolvimento, o que garante melhores índices de vitaminas e sais minerais, por exemplo. Há também o aspecto cultural, produtos locais normalmente são bem aceitos pelo público que vai ser atendido nos restaurantes”, diz.

Programação

Os seminários sobre essa temática estão ocorrendo em quatro campi da UFFS durante esta semana. No Campus Erechim o evento foi realizado no Colégio Agrícola Ângelo Emílio Grando. Na abertura, o diretor do Campus, Ilton Benoni da Silva, e o vice-reitor da UFFS, Antônio Andrioli, fizeram suas considerações acerca da implantação dos RUs na Universidade e, especialmente, no Campus Erechim, onde a meta é que no início do primeiro semestre de 2015 o restaurante esteja em funcionamento.

A programação também contou com palestra da nutricionista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rafaela Fabri, sobre “A Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e a implantação dos RUs”. Além disso, o pró-reitor de planejamento da UFFS, professor Vicente de Paula Almeida Júnior, tratou da “Chamada Pública para aquisição de alimentos”.

O RU em Erechim

A estimativa é que o RU do Campus Erechim servirá 330 refeições no almoço e 430 no jantar, durante os dias letivos. A previsão é que os serviços sejam prestados de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h30 e das 17h30 às 19h30.