Campus Erechim: ação do PET leva informação sobre ingresso na UFFS a alunos de escolas públicas

Publicado em: 10 de dezembro de 2015 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 11h01min

O Grupo Práxis – Licenciaturas do Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexões de Saberes, desde que foi criado na UFFS – Campus Erechim, em dezembro de 2010, sempre manifestou uma intensa preocupação em apresentar, aos estudantes de Ensino Médio da região, as possibilidades de ingresso no Ensino Superior e Técnico. Também trabalha no estímulo à continuação dos estudos após a formação na Educação Básica. Com esta finalidade o Grupo criou a ação de Extensão "Quero entrar na UFFS", que, desde 2011, já esteve em escolas de mais de 30 dos 41 municípios de abrangência da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

Nessas visitas, o Práxis, formado pelo tutor, docente Thiago Ingrassia Pereira, e por 12 bolsistas, promove um diálogo com as turmas, apresentando políticas públicas educacionais como o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), problematizando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), apresentando as possibilidades de Ensino Superior e Técnico na região e divulgando a UFFS, sua forma de ingresso, seus critérios de reserva de vagas (trajetória escolar, perfil econômico e caracterização étnica), bolsas, auxílios. Como os bolsistas do Programa são oriundos de comunidades populares, há a possibilidade de compartilhar experiências e perspectivas, esclarecendo dúvidas. O grupo também aproveita os encontros para coletar dados, por meio de questionários, sobre a percepção dos estudantes das escolas visitadas acerca da continuidade dos estudos.

Segundo Ingrassia Pereira, a ação "Quero entrar na UFFS" busca estreitar os vínculos entre a Universidade e as escolas públicas, convidando os estudantes secundaristas a continuarem seus estudos. “Nesse sentido, além de apresentarmos as políticas de ingresso no Ensino Superior e discutirmos as ações afirmativas, também tentamos desmistificar a Universidade como um lugar inacessível. Nossa aposta metodológica é o protagonismo dos bolsistas do PET na condução da atividade, pois eles são provenientes da escola pública e também tinham, antes do ingresso na UFFS, muitas dúvidas e receios sobre a universidade."

Durante o ano de 2015 os integrantes do Grupo Práxis visitaram cinco escolas, nos municípios de Tupanci do Sul, São João da Urtiga e Erechim, abrangendo em torno de 450 estudantes de turmas de segundo e terceiro anos do Ensino Médio.

O Programa

O Grupo Práxis – Licenciaturas do Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexões de Saberes é um grupo que desenvolve atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, voltado a estudantes oriundos de comunidades populares. Entre seus objetivos está possibilitar aos jovens de baixa renda e origem popular que estudam na Universidade o desenvolvimento de suas capacidades de produção do conhecimento, em consonância com seus saberes próprios, formando-os para intervir como atores das políticas públicas na UFFS – Campus Erechim e nos seus territórios de origem, contribuindo para a reflexão sobre o ingresso e a permanência qualificada de setores populares no Ensino Superior.

Para mais informações, acesse petconexoesdesaberes-uffs.blogspot.com.br.