Campus Erechim abre processo seletivo para curso Interdisciplinar em Educação do Campo

Publicado em: 15 de dezembro de 2015 12h12min / Atualizado em: 09 de janeiro de 2017 11h01min

Estão abertas, até o 13 de janeiro de 2016, as inscrições para o Processo Seletivo Especial do curso de graduação Interdisciplinar em Educação do Campo – Ciências da Natureza, ofertado no Campus Erechim. Estão disponíveis 60 vagas para ingresso no primeiro semestre letivo de 2016. O curso é voltado para a formação de docentes para atuarem em escolas do campo. Segundo a coordenadora, professora Cherlei Marcia Coan, o profissional formado no curso de Educação do Campo, na área das Ciências da Natureza – Química, Física e Biologia – poderá atuar em escolas, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, bem como na Educação de Jovens e Adultos, além de outros espaços educativos formais e não formais, como sindicatos, movimentos sociais, entre outros.

“Defende-se uma Escola do Campo que atenda as especificidades dos sujeitos que vivem no campo, não apenas a garantia do direito de serem educados no lugar onde vivem, mas uma educação que também possa ser pensada a partir deste lugar e com a participação coletiva de quem nele vive”, explica a coordenadora.

Podem se inscrever no processo seletivo educadores que não possuem curso de graduação e estejam em atividade nas escolas/instituições no campo da rede estadual e municipal; educadores, em atividade, que possuam curso de graduação, mas não nesta área do conhecimento, e que atuem na área das Ciências da Natureza, nas escolas/instituições no campo; educadores que atuam em processos educativos/formativos desenvolvidos por entidades ligadas a espaços educativos não-formais (sindicatos, movimentos sociais, cooperativas, Fetraf e outros que desenvolvem suas atividades vinculados à questão agrária e camponesa); educadores que desenvolvam suas atividades nas escolas da área urbana dos municípios; e interessados na temática do campo e nas Ciências da Natureza.

Todas as informações referentes ao Processo Seletivo estão disponíveis no Edital Nº 966/UFFS/2015.

Inscrições e seleção

As inscrições deverão ser feitas na Secretaria Acadêmica da UFFS – Campus Erechim, localizada na Rodovia ERS 135 – km 72, nº 200, junto ao Bloco A. Até o dia 23 de dezembro, o horário de atendimento é das 8h às 11h45 e das 13h às 17h. No período de 24 de dezembro a 3 de janeiro, não serão realizadas inscrições em virtude do recesso administrativo da Instituição, retornando a partir de 4 de janeiro nos seguintes horários: segundas e terças-feiras, das 13h às 19h, e quartas, quintas e sextas-feiras, das 8h às 14h.

A seleção será realizada dia 15 de janeiro por meio de uma prova de redação com a temática “Educação do Campo”.

O curso

O curso tem duração de oito semestres e é ofertado na modalidade presencial, em turno integral e em regime de alternância entre o tempo-escola e o tempo-comunidade, ou seja, as aulas são concentradas nas quintas-feiras, sextas-feiras e nos sábados, quinzenalmente ou a cada três semanas, além de períodos intensivos em janeiro e julho. No período entre esses encontros os estudantes realizam atividades e estudos em suas comunidades de origem.

As vagas

O processo seletivo adota o que prevê a legislação nacional de reserva de vagas nas instituições federais de educação, levando em consideração a trajetória escolar dos candidatos (escola pública ou privada), o perfil econômico das famílias e a caracterização étnica da população. Assim, cada candidato deverá escolher, no momento da inscrição, uma única opção, de acordo com a modalidade que se enquadra e pretende concorrer. Confira abaixo quais são essas modalidades e quantas vagas são ofertadas para cada uma delas:

5 vagas – AC (ampla concorrência): vagas destinadas a todos os candidatos, independente da procedência escolar, renda e raça/cor;

22 vagas – L1: vagas reservadas a candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

5 vagas – L2: vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

21 vagas – L3: vagas reservadas a candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

5 vagas - L4: vagas reservadas a candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas;

2 vagas - A1: vagas reservadas a candidatos que tenham cursado parcialmente o Ensino Médio em escola pública (pelo menos um ano com aprovação) ou em escolas de direito privado sem fins lucrativos, cujo orçamento da instituição seja proveniente do poder público em pelo menos 50%.