UFFS – Campus Cerro Largo oferece capacitação em Software R

Publicado em: 25 de abril de 2016 09h04min / Atualizado em: 25 de abril de 2016 09h04min

UFFS – Campus Cerro Largo está com as inscrições abertas para o curso “Software R: capacitação em análise estatística de dados utilizando um software livre”. A capacitação é parte do projeto de Extensão que leva o mesmo nome, coordenado pela professora Iara Denise Endruweit Battisti.

As inscrições para a capacitação vão até o dia 03 de maio, pelo e-mail jetimeaguiar@hotmail.com, com a bolsista do projeto, Jéssica Aguiar. Serão disponibilizadas 30 vagas para o curso, no nível básico e avançado, destinadas ao público em geral, com certificação de 40 horas.

Mais informações podem ser solicitadas pelo mesmo contato das inscrições.

O que é o Software R

O R é um software estatístico que auxilia no dia a dia de estudantes da Graduação e Pós-Graduação, e de profissionais de diversas áreas do conhecimento que analisam dados provindos tanto de coleta de estudos observacionais, quanto de estudos experimentais.

Segundo a professora Iara, os usos do software são variados: “na Administração, as técnicas estatísticas são imprescindíveis, principalmente nas pesquisas de marketing: aceitação de novo produto, satisfação com produtos e serviços, satisfação dos funcionários, pesquisa de mercado, entre outras. Na Engenharia Ambiental, são aplicadas para análise de experimentos utilizando modelos de regressão, análise de variância, etc. Na área de Agronomia, utilizam-se as técnicas estatísticas para analisar os dados experimentais de um delineamento inteiramente casualizado, delineamento em blocos ao acaso ou delineamento fatorial. Já nas Ciências Biológicas, algumas técnicas mais usadas são o teste de qui-quadrado, as análises multivariadas e as distribuições de probabilidade”, exemplifica.

"A grande vantagem do R é ser um software livre, isto é, que pode ser utilizado e distribuído gratuitamente, possibilitando que o aluno ou profissional faça a instalação e atualização no seu computador sem custo financeiro”, finaliza a professora.