Projeto de Extensão do Campus Cerro Largo realiza encontro de formação e o lançamento da coleção "Ensino de Ciências"
O encontro foi realizado de forma híbrida, com transmissão pelas redes sociais.

Publicado em: 07 de junho de 2022 11h06min / Atualizado em: 07 de junho de 2022 15h06min

No dia 31 de maio, ocorreu mais um encontro do projeto de extensão “Ciclos Formativos em Ensino de Ciências” realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM) do Campus Cerro Largo. O projeto de extensão é uma ação de formação de professores de Ciências e tem sido realizado desde 2010 de forma ininterrupta, sendo os encontros sempre na última terça-feira do mês. Durante o período da pandemia, os encontros se adaptaram ao formato remoto, no entanto o último evento foi realizado de forma híbrida, isso é, os participantes puderam acompanhar de forma presencial no Auditório do Bloco dos Professores e, também, no formato on-line, com transmissão ao vivo na página do Projeto Ciência na Escola da UFFS no Facebook.

Durante o encontro, houve o lançamento da coleção "Ensino de Ciências" — organizada pelos professores da UFFS Campus Cerro Largo Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann, Rosemar Ayres dos Santos — que visa contribuir com a divulgação científica, ampla apresentação e discussão de referenciais, currículos, políticas públicas e práticas de Ensino em Ciências, pautado o escopo da coleção em textos que guardam profunda e profícua relação da área com a formação inicial e continuada de professores.

O primeiro volume da coleção, “Pesquisas, Vivências e Práticas de Educação em Saúde na Escola”, dos professores Ronaldo Adriano Ribeiro da Silva (UFPA) e Tiago Venturi (UFPR), é uma obra que oportuniza o compartilhar de experiências, de reflexões e de investigações sobre a saúde na escola, cujo espaço privilegia o trabalho de propostas educativas que visem a transformação das condições de vida e o exercício da cidadania dos sujeitos, numa perspectiva de promoção da saúde.

Num segundo momento, houve a participação da professora Suzymeire Baroni da UFFS, que tratou da temática: "A Genética: uma jovem de 157 anos". A discussão abordou quais conceitos científicos acerca da Genética devem estar contemplados na Educação Básica a partir do que está proposto nas novas diretrizes curriculares.

O próximo encontro será realizado no dia 28 de junho, também no formato híbrido, sendo presencial no auditório do Bloco dos Professores e on-line a partir da transmissão nas redes sociais.