Professoras do Campus Cerro Largo são contempladas com recursos de editais externos - CNPq e FAPERGS
Ambas atuam no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

Publicado em: 25 de maio de 2022 16h05min / Atualizado em: 25 de maio de 2022 16h05min

No início de 2022, duas professoras do Campus Cerro Largo, que atuam no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, foram contempladas em editais externos com recursos para desenvolverem seus projetos na UFFS. A contemplação veio após uma criteriosa seleção entre muitos projetos submetidos e envolveu esforço das professoras, com o objetivo de executarem suas pesquisas.

A professora Aline Raquel Müller Tones receberá fomento do CNPq pelo Edital Universal, no valor de R$ 25.000,00, pelo projeto "Inovações do Processo Híbrido de Eletrocoagulação e Fenton em Fluxo Contínuo para o Tratamento de Efluente de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC)". Já a professora Manuela Gomes Cardoso receberá fomento da FAPERGS pelo Edital Recém-Doutor, no valor de R$ 22.000,00, pelo projeto "Criação de Sistema Online para Consulta e Conhecimento sobre a Qualidade das Águas Superficiais, Subterrâneas e de Consumo Humano do Estado do Rio Grande do Sul".

O projeto coordenado pela professora Aline possui como objetivo avaliar o desempenho da tecnologia de eletrocoagulação em reator eletroquímico cilíndrico em fluxo ascendente contínuo (REC-FAC) no tratamento de efluente cosmético e conta com a colaboração das professoras Alcione Aparecida de Almeida Alves e Juliana Marques Schontag, da UFFS Campus Cerro Largo.

Figura 1. Reator eletroquímico cilíndrico em fluxo ascendente contínuo (REC-FAC)

 

O projeto coordenado pela professora Manuela tem a proposta de criar um sistema que permita a qualquer pessoa realizar consulta e análise da situação da qualidade das águas no Rio Grande do Sul e conta com a colaboração de Lucas Rodrigues Piovesan e dos professores da Instituição Alcione Aparecida de Almeida Alves, Fernando Bevilacqua, Pablo Lemos Berned, Renata dos Santos Rabello, além de professores de outras IES, profissionais e instituições ligadas à gestão dos recursos hídricos do Estado do RS. O sistema já possui um protótipo inicial, que, através do fomento recebido, será aprimorado e, assim, disponibilizado para consultas.

Figura 2. Protótipo do sistema on-line para consulta sobre a qualidade das águas do RS