Professor do Campus Cerro Largo faz parte da equipe de pesquisadores do Projeto Diving 3D
Projeto Diving 3D é da área de astronomia.

Publicado em: 29 de abril de 2022 16h04min / Atualizado em: 02 de maio de 2022 12h05min

O professor da UFFS - Campus Cerro Largo Tiago Vecchi Ricci faz parte da equipe de pesquisadores do Projeto Diving 3D, que envolve a colaboração de cientistas do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG/USP), do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O professor Tiago lidera a pesquisa que trabalha com galáxias elípticas e lenticulares.

O Survey Diving 3D (acrônimo para Deep IFS View of Nuclei of Galaxies, ou Visualização Profunda de Núcleos de Galáxias com Espectroscopia de Campo Integral), além de ser resultado de uma colaboração de astrônomos de diversas instituições brasileiras, apresentou em artigo publicado no periódico especializado Monthly Notices of the Royal Astronomical Society (MNRAS), o levantamento astronômico com dados em alta resolução espacial da região central de 170 galáxias visíveis no Hemisfério Sul.

As pesquisas receberam financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

Mais informações sobre o projeto e os pesquisadores podem ser conferidas na matéria completa publicada no Jornal da USP.

Jornal da USP