INNOVA CIDIR: evento promove a ampliação de conhecimento na área de comércio internacional e desenvolvimento regional
Jornada é realizada pela Rede Cidir, da qual a UFFS faz parte desde 2012

Publicado em: 08 de outubro de 2020 15h10min / Atualizado em: 08 de outubro de 2020 16h10min

Nesta quarta-feira (07), às 17h, ocorreu a abertura oficial da I INNOVA CIDIR – Jornada Internacional de Inovação e Empreendedorismo organizada pela Rede CIDIR, que é uma instituição internacional formada por diversas universidades ibero-americanas.

O evento, que ocorre on-line até esta sexta-feira (09),  tem o objetivo de dar visibilidade e ampliar as oportunidades de exposição do conhecimento e das experiências acadêmicas em áreas e em atividades científicas relacionadas ao comércio internacional, ao desenvolvimento e à integração regional. Dessa forma, também estimula o empreendedorismo de base tecnológica e de impacto social e fortalece os vínculos entre as instituições de ensino superior (IES), os governos, as comunidades e a iniciativa privada.

O professor do Campus Cerro Largo e representante institucional da UFFS na Rede, Edemar Rotta, explica que a “ideia da Jornada foi abrir espaço para apresentação de incubadoras de empreendimentos de base tecnológica; incubadoras solidárias; parques tecnológicos que tenham participação de IES membros da Red Cidir; empresas incubadas e egressas dos ambientes de inovação empreendedorismo tecnológico e solidário de iniciativa das IES membros da Red Cidir; aceleradoras e investidores anjo parceiros das instituições membros da Rede; professores, pesquisadores e estudantes das áreas de inovação e empreendedorismo tecnológico e solidário; entidades públicas e autarquias de fomento ao empreendedorismo e a inovação dos países das instituições membro da Red Cidir; convidados pelos representantes das instituições membro, que tenham interesse em contribuir com o desenvolvimento regional, empreendedorismo de base tecnológica ou solidária, em sua área de ação”, cita.

O reitor em exercício da UFFS, Claunir Pavan, que participou da abertura do evento, acredita que a globalização na indústria já é uma tarefa em curso e que muitos produtos são fabricados por fornecedores espalhados no mundo todo e conectados por interesses mútuos e que pretendem fazer bem a sua parte no processo. “Esse desafio revela, também, necessidades e oportunidades de integração entre as academias, de forma a reunir profissionais e instituições com competências e infraestruturas complementares, para a proposição de soluções para questões das mais diversas áreas do conhecimento. Nesse contexto, entendemos que a participação da UFFS na Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional (RED CIDIR) é uma ação aderente aos objetivos institucionais que certamente produzirá resultados de impacto”, argumenta.

Segundo Rotta, a ideia é tornar a Jornada INNOVA permanente, realizada a cada dois anos, alternando com o Simpósio Iberoamericano. “Com isso, a Rede passa a ter um evento robusto a cada ano para congregar suas instituições e seus pesquisadores”, afirma.

Ao final do evento está projetada a formação da Rede Internacional de Ambientes de Apoio à Inovação e Empreendedorismo da Red Cidir, que passa a ser mais um espaço em que as instituições possam ter para trocar experiências e produzir conhecimentos em prol do desenvolvimento regional.

Mais informações sobre o evento, bem como programação completa, estão no site da FAHOR, que é a organizadora desta edição.

O que é a Rede CIDIR?
A Rede de Cooperação Interuniversitária para o Desenvolvimento e a Integração Regional (Rede CIDIR) é um sistema aberto de relações entre universidades do Mercosul e Iberoamericanas, proporcionando o intercâmbio de conhecimentos e o desenvolvimento de atividades de articulação com organizações regionais.
Fazem parte da Rede CIDIR universidades da Argentina, Paraguai, México, Venezuela, Uruguai, Espanha e Brasil. A UFFS integra a Rede desde 2012 e hoje é considerada membro pleno.