Estudantes de Agronomia do Campus Cerro Largo realizam missão técnica sobre estudos do solo em regiões do Rio Grande do Sul
O roteiro totalizou 1.188 km percorridos.

Publicado em: 29 de abril de 2022 15h04min / Atualizado em: 02 de maio de 2022 12h05min

Nos dias 1 e 2 de abril, cerca de 50 estudantes da disciplina Levantamento e Classificação de Solos do curso de Agronomia da UFFS - Campus Cerro Largo participaram de uma excursão técnica pelas regiões do Planalto, Depressão Central e Campanha do Rio Grande do Sul.

A dinâmica foi coordenada pelo professor Douglas Rodrigo Kaiser e ocorre anualmente com o objetivo de oportunizar aos alunos o contato e a observação de características ambientais, geológicas, físicas, químicas e morfológicas das diferentes classes de solos dessas regiões do estado. A atividade permite a identificação de limitações e usos potenciais do solo, soluções de manejo que considerem os fatores degradação e produtividade e, com isso, contribuindo na formação dos acadêmicos.

Os estudantes realizaram coleta de solos nos municípios de Ijuí, Cruz Alta, Júlio de Castilhos, Santa Maria, São Sepé, São Gabriel, Rosário do Sul, Santana do Livramento e Quaraí, que servirão para realizar ensaios em laboratórios e os dados utilizados para elaboração de artigos científicos.

Sociedade de Agronomia do Rio Grande do Sul (SARGS)