Engenharia Ambiental e Sanitária: grupo apresenta trabalhos em congresso internacional
Dois artigos de estudantes foram selecionados para publicação em periódico

Publicado em: 08 de dezembro de 2020 10h12min / Atualizado em: 08 de dezembro de 2020 16h12min

Estudantes e docentes do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária participaram, em outubro de 2020, do Congresso Internacional de Engenharia Ambiental e 10ª Reunião de Estudos Ambientais, evento realizado virtualmente. Foram apresentados 250 trabalhos no total, entre eles 18 artigos completos do grupo do Campus Cerro Largo.

Dois desses trabalhos, de estudantes do curso, foram selecionados para fazer parte da publicação em edição especial do Periódico Electronic Journal of Management, Education and Environmental Technology (REGET). 

O trabalho intitulado “Application of calcium oxide as heterogeneous catalyst for ethylic transesterification of residual frying soybean oil” foi resultado do trabalho de conclusão de curso (Engenharia Ambiental e Sanitária) do egresso Pedro Vinnicius Caitano Guimarães, em parceria com o mestre em Ambiente e Tecnologias Sustentáveis Djonathan Luiz Giordani Lenz, que investigou o potencial de aplicação do óxido de cálcio (CaO) como catalizador heterogêneo para produção de biodiesel a partir de óleo residual de fritura. O trabalho pode ser acessado AQUI.  

Já, o trabalho “Kinetics from castor oil extraction using ethanol as solvent” foi desenvolvido pelas acadêmicas do curso Suzana Diel Boligon e Ana Carolina Scher, que investigaram a cinética de extração de óleo de mamona usando etanol como solvente. O interesse da investigação se dá diante da possibilidade de desenvolvimento de um processo simplificado para a produção de biodiesel, em que a extração e a reação de transesterificação podem ser executadas em uma única etapa, o que possibilita a aplicação em pequena escala. O trabalho contou com a colaboração da EMBRAPA Algodão. O trabalho pode ser acessado AQUI.