Comemoração e consciência ambiental marcam o 1° aniversário do RU do Campus Cerro Largo

Publicado em: 18 de agosto de 2016 11h08min / Atualizado em: 04 de abril de 2017 11h04min

O almoço da quarta-feira (17) no Restaurante Universitário (RU) do Campus Cerro Largo teve um acompanhamento especial: o clima de festa. A comemoração do primeiro aniversário do RU contou com atrações musicais, bolo de aniversário, lançamento das canecas retornáveis, bem como cardápio especial (diversas saladas, arroz e feijão, estrogonofe de gado e batata frita).

Durante esse ano de funcionamento, a qualidade e a variedade do cardápio sempre foram pontos bastante elogiados por quem frequenta o espaço. Para o acadêmico da sexta fase de Agronomia, Felix Cardoso, a qualidade dos pratos é um dos principais motivos que o levam até o restaurante. “Almoçar no RU ajuda muito na otimização do tempo, pois o intervalo entre as aulas é curto para chegar em casa e cozinhar. E a qualidade da comida, tanto em sabor, como nutricional, é mais um ponto positivo”, explica o estudante.

Quem está há mais tempo no Campus e viveu uma rotina anterior à criação do RU, comemora também uma maior interação com as atividades acadêmicas de seu curso. A estudante da décima fase de Ciências Biológicas, Luana Braun, se sente feliz com o maior envolvimento na sua rotina acadêmica, pois “fazendo minhas refeições no RU eu consigo passar mais tempo no Campus, o que possibilita uma maior interação com as atividades do meu curso, e com as atividades realizadas pela universidade, da mesma forma que é possível ter um contato maior com colegas, tanto em atividades acadêmicas, quanto em momentos de lazer”, comenta.

Recorde de refeições servidas

Além de Luana e Felix, muitos outros discentes, técnicos-administrativos, docentes e visitantes prestigiaram o evento de aniversário, que serviu 644 almoços e bateu o recorde de refeições servidas no dia: 812 refeições, entre almoços e jantas. Essa quantidade registrada no evento é uma representação do grande número de pessoas que frequentam o restaurante, que atingiu a marca das 50 mil refeições em abril desse ano, e já serviu mais de 80 mil refeições nesse primeiro ano.

Para a representante da empresa concessionária, Elisabete da Veiga, “a comemoração superou expectativas, recebemos muitos elogios, que nos motivam a seguir com nosso trabalho”, comenta. O evento também agradou a nutricionista do Campus, Patrícia Dallastra, “saiu tudo como o esperado, a festa estava linda e tivemos um bom retorno do público, o que reflete o nosso trabalho”, afirma.

Muito mais do que servir, o RU representa um dos diversos meios de integração da Universidade com a comunidade, sendo que em torno de 60% dos alimentos preparados são oriundos de cooperativas da agricultura familiar do município de Cerro Largo e região, como frisa o coordenador administrativo do Campus, Sandro Schneider.

Canecas retornáveis

Outra atividade que ocorreu durante a comemoração do aniversário foi o lançamento das canecas retornáveis. O objetivo principal do uso das canecas é a redução de copos plásticos descartados, em média, 11 mil por mês, como conta Patrícia. A distribuição das canecas, assim como a motivação inicial da criação, está sendo feita pelos Diretórios Acadêmicos (DAs) dos cursos.

Como integrante do DA de Ciências Biológicas, e uma das responsáveis pela distribuição das canecas em seu curso, Luana Braun disse que a aceitação entre acadêmicos, e até mesmo de toda a comunidade acadêmica, está sendo muito boa. Ela ainda chamou a atenção para o despertar de uma nova consciência, “pois é por meio de atitudes como essa que passamos a refletir sobre o uso de certas coisas, e essa caneca pode ser necessária para incentivar o uso de produtos retornáveis, reduzindo a produção de lixo e possibilitando uma reflexão sobre consumo”, explica a estudante.