Campus Cerro Largo participa de audiência pública do movimento Fica Espanhol
O evento ocorreu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (11)

Publicado em: 11 de outubro de 2019 18h10min / Atualizado em: 14 de outubro de 2019 10h10min

Nesta sexta-feira (11), o professor e coordenador do curso de Letras – Português Espanhol da UFFS – Campus Cerro Largo, Demétrio Alves Paz, representou a Direção do Campus na mesa de instalação da Frente Parlamentar e Audiência Pública “Fica Espanhol”, em defesa da oferta do ensino da Língua Espanhola na Rede Pública Estadual – realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.



O movimento “Fica Espanhol” foi criado em 2016, a partir do interior do RS, pela união de esforços da professora do curso de Letras do Campus Cerro Largo Angelise Fagundes da Silva, do professor Elton Vergara, da UFPel, e do professor Marcus Fontana, da UFSM. A partir daí, outros professores aderiram ao movimento e, em 2018, com o apoio do PIBID da UFRGS, foi denominado  “#Ficaespanhol”. Atualmente, há representações de todas as Universidades, Institutos Federais e da rede Estadual e Municipal de Ensino do Estado.

O movimento culminou com a aprovação da PEC 270/2018, que hoje é um artigo da Constituição do Estado (Art. 209,§3). Nesse contexto, a Frente Parlamentar “Fica Espanhol” foi criada com o objetivo de fiscalizar e promover a implementação da obrigatoriedade da Língua Espanhola na Rede de Ensino do Rio Grande do Sul.

Esta pauta é importante para a UFFS – Campus Cerro Largo, que oferta o curso de Letras – Português Espanhol, bem como para a região de abrangência, visto a proximidade com a Argentina, podendo contribuir com a integração entre os países.

Na ocasião também foi lançado o livro “#Fica Espanhol no RS: Políticas Linguísticas, Formação de Professores, Desafios e Possibilidades”, das professoras Angelise Fagundes, Denise Pérez Lacerda e Giane Rodrigues dos Santos.