Campus Cerro Largo coordena curso de Formação Continuada oferecida a 8 CREs da região

Publicado em: 09 de outubro de 2015 09h10min / Atualizado em: 09 de outubro de 2015 09h10min

Professores de oito Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) reuniram-se, nesta quarta-feira (07), para aprofundar temas relativos aos desafios e às práticas no Ensino Médio. Cerca de 250 docentes estiveram presentes no encontro que foi realizado na URI, em Santo Ângelo, momento em que puderam debater sobre a prática do Seminário Integrado.

O evento faz parte de um curso de extensão – coordenado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Cerro Largo – oferecido aos professores que participaram do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) e do Programa de Formação Continuada de Trabalhadores em Educação da Região Macromissioneira durante o ano de 2014. “Essa formação é o resultado de um levantamento das demandas feito durante as atividades do Pacto ocorridas no ano passado. O Ministério da Educação (MEC) fez algumas readequações orçamentárias para poder finalizar, neste ano, as atividades das duas primeiras etapas do PNEM em alguns estados brasileiros. No RS, a finalização ocorreu em junho de 2015, porém o Comitê Gestor Estadual do PNEM – integrado pela UFFS, demais universidades federais do estado e a equipe da Seduc – mantiveram os encontros mensais em Porto Alegre articulando a continuidade das ações do PNEM. A execução está sendo realizada na forma de um curso de extensão, viabilizada após a solicitação da Seduc - RS pela continuidade da parceria da UFFS nessas ações de formações de professores”, explica o coordenador geral do PNEM da UFFS no Rio Grande do Sul, Luís Fernando Gastaldo.

As CRESs participantes são das regiões de Cruz Alta, Santo Ângelo, Erechim, Santa Rosa, Três Passos, São Luiz Gonzaga, Ijuí e Carazinho. Ministraram palestra a representante da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Silvana Oliveira de Carvalho, a professora da UFFS – Campus Erechim, Cherlei Marcia Coan, e a professora da Escola Técnica de Parobé, Cláudia Castro Lucchesi Poli.

Entendendo: Seminário Integrado

O Seminário Integrado é a prática de trabalhar as disciplinas em conjunto, ou seja, de maneira interdisciplinar, para que os alunos tenham uma formação holística dos fenômenos sociais e científicos. “Nós, do Rio Grande do Sul, somos vanguarda no Ensino Médio: quando propusemos uma carga horária maior, quando propusemos que um seminário integrado fizesse parte de nosso cotidiano. Muitas escolas já trabalham essas atividades, mas não entendem como Seminário Integrado. A Ciência, a Cultura e a Tecnologia são os eixos de integração entre os conhecimentos distintos e se tornaram importantes, pois estão costurando os nossos eixos temáticos, os nossos programas e os nossos projetos dentro do ensino médio”, explica a assessora pedagógica da Coordenação Gestão do Ensino Médio e da Educação Profissional do Departamento Pedagógico da Seduc - RS, Silvana Oliveira Carvalho. Ela acrescenta ainda que se trata de uma formação humana integral para as juventudes que compõem as escolas.

As experiências de Seminário Integrado já trabalhadas em salas de aula foram compartilhadas pelos professores na parte da tarde.

O próximo encontro do curso será realizado no dia 04 de novembro, também na URI, em Santo Ângelo, que vai abordar a Avaliação Emancipatória. O evento contará com a presença de uma das referências na temática da Avaliação, a professora Jussara Hoffmann.