Agricultor de 73 anos cola grau em Agronomia na UFFS
Ele era o mais idoso da turma de estudantes do Campus Cerro Largo.

Publicado em: 24 de maio de 2022 18h05min / Atualizado em: 25 de maio de 2022 12h05min

A retomada dos estudos era um sonho antigo, daqueles que se mantém em segundo plano na vida. Nascido em uma família de agricultores, com mais 10 irmãos, Bronildo José Wenzel não teve a oportunidade de cursar uma faculdade na juventude. Seguindo os passos dos pais na agricultura, casou e teve dois filhos, Guilherme e Bruno, e o sonho de se graduar ficou mais distante. Sua prioridade foi dar aos filhos o que ele não havia conseguido; ambos cursaram Engenharia e pós-graduação. Para Bruno, o pai sempre demonstrou interesse na ciência e valorizou o conhecimento científico, e o incentivo e apoio da família foi fundamental para que pudesse concluir seus estudos.

Com os filhos formados e encaminhados profissionalmente, o desejo de retomar os estudos e se tornar um engenheiro agrônomo foi só crescendo. E, com quase 70 anos, e o apoio da esposa Margarida, professora aposentada, dos filhos e família, irmãos e amigos, ele encarou o desafio de estudar para ser aprovado numa universidade federal. Fez o Enem/SiSU e não conseguiu na primeira tentativa, mas não desistiu. No ano seguinte, ele alcançou a sonhada aprovação para cursar Agronomia no Campus Cerro Largo da UFFS.

Retornar a uma sala de aula foi uma experiência nova, não apenas para ele, mas também para os professores e colegas, que, em sua maioria, são estudantes recém-saídos do ensino médio. Contudo, a diferença de idade não foi problema. Com sua vivência de campo, que trouxe para dentro da faculdade, muitas vezes foi professor, até mesmo emprestando sua propriedade para realização de algumas práticas.

Estágio e Trabalho de Conclusão de Curso

A Embrapa Trigo, no município de Passo Fundo, foi o local de realização do estágio supervisionado, sob supervisão da Dra. Vanderlise Giongo. Lá foram desenvolvidas atividades de pesquisa em solos em áreas de ensaios de longa duração, que incluíram avaliações de atributos físicos e químicos, aclimatação em trigo, avaliações de dados em estação climatológica do INMET, visitas técnicas e palestras.

Pioneiro na região a adotar o plantio direto em suas lavouras, em seu trabalho de conclusão de curso (TCC), Bronildo buscou analisar plantas de cobertura de solo mais adaptadas à Região Missioneira, que se caracteriza por um clima com maior temperatura comparado com o resto do estado e que tem em seu calendário agrícola um amplo vazio outonal. Foram avaliadas diversas espécies (trigo-mourisco, nabo-forrageiro e capim-sudão), solteiras e consorciadas, visando proporcionar reciclagem de nutrientes, melhoria da estrutura do solo e seu efeito sobre a produtividade da cultura do trigo.

No dia em que completou seus 73 anos, ele apresentou seu trabalho à banca avaliadora e foi aprovado. Ambas as atividades, TCC e estágio, foram orientadas pelo Prof. Douglas Rodrigo Kaiser, da área de Solos do Campus Cerro Largo.

Solenidade de Colação de Grau

No último sábado, 21 de maio, aconteceu a solenidade de colação de grau, e Bronildo finalmente se tornou um Engenheiro Agrônomo. Esse momento foi ainda mais especial, pois, por deferência do reitor da UFFS, ele pode receber o grau das mãos de seu filho, o professor Bruno München Wenzel, diretor do Campus Cerro Largo.