EDITAL Nº 100/GR/UFFS/2014
O Reitor Pro tempore da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrições para o Processo Seletivo Especial de candidatos haitianos, residentes no Haiti, a vaga suplementares para o Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGADR), com ingresso em 2014.1, conforme descrito a seguir.
1 DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 Oportunizar acesso a cidadãos haitianos, residentes no Haiti, ao curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, possibilitando aos mesmos melhores oportunidades, e sobretudo, permitindo que, ao regressarem ao Haiti, possam contribuir na reconstrução do país.
1.2 O aluno haitiano selecionado por este Processo Seletivo será considerado aluno regular da UFFS, tendo as mesmas prerrogativas e deveres dos demais alunos do PPGADR.
1.3 A inscrição é exclusiva para a oferta das vagas suplementares mencionadas no item 2 do presente Edital.
1.4 Poderão se inscrever no Processo Seletivo Especial para o curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável candidatos haitianos, residentes no Haiti, que concluíram curso superior de Graduação reconhecido por instância legal do país onde o curso foi realizado, e candidatos haitianos que comprovem, mediante declaração de Instituição de Ensino Superior, que terão concluído o curso de graduação até o ato de matrícula.
1.5 O candidato deve comprovar, no ato da matrícula, a regularidade de sua situação no Brasil. Caso isso não seja possível, terá até 90 (noventa) dias, a contar da data da matrícula, para apresentar documento de regularização.
1.6 O candidato que não cumprir o prazo estabelecido no item 1.5 terá seu vínculo com o programa e a UFFS cancelado.
2 DAS VAGAS
2.1 São oferecidas até 2 (duas) vagas suplementares no Curso de Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, para ingresso no primeiro semestre de 2014, de acordo com o calendário e regimento do curso.
2.1.1 O preenchimento das vagas suplementares fica condicionado à aprovação de candidatos no Processo Seletivo Especial e a disponibilidade de orientador.
2.2 As vagas serão distribuídas entre os docentes das linhas de pesquisa do programa.
3 DAS INSCRIÇÕES
3.1 As inscrições devem ser realizadas de 07 de março a 16 de março de 2014, via correio eletrônico nos seguintes endereços: Secretaria Acadêmica de Laranjeiras do Sul <sec.acad.ls@uffs.edu.br>; Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável" <sec.ppgadr@uffs.edu.br> e ao coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável Gilmar Franzener <gilmar.franzener@uffs.edu.br>.
3.2 Para a inscrição, o candidato deve encaminhar os seguintes documentos digitalizados:
I - formulário de inscrição, em anexo e também disponível na Secretaria Acadêmica do campus Laranjeiras do Sul (Anexo I) e no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Strictu Sensu > Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável) devidamente preenchido e assinado
II - diploma digitalizado de curso superior de graduação reconhecido pelo MEC, ou órgão competente para o caso de diplomas do exterior, ou declaração de Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de graduação até o ato de matrícula.
III - Histórico Escolar da graduação digitalizado;
IV - Curriculum Vitae com documentos comprobatórios digitalizados;
V - documentos, digitalizados, exigidos pela legislação específica para candidato estrangeiro.
VI - pré-projeto de pesquisa, em inglês, ou espanhol, ou francês ou português, conforme roteiro sugerido (Anexo III), vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa;
3.3 Somente serão homologadas as inscrições dos candidatos que estiverem de acordo com este Edital, após a verificação da documentação pela Comissão de Processo Seletivo.
3.4 A relação dos inscritos aprovados no Processo Seletivo será divulgada a partir de 17 de março de 2014, no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Strictu Sensu > Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável).
3.5 Os candidatos aprovados, ao ingressarem regularmente no curso terão até 90 (noventa) dias para apresentar os documentos comprobatórios referentes ao item 3.2 e seus subitens.
4 DO PROCESSO SELETIVO
4.1 O Processo Seletivo será conduzido por Comissão de Seleção, constituída por docentes do PPGADR.
4.2 O Processo Seletivo constará de análise do Curriculum Vitae e análise do pré-projeto.
4.2.1 A análise do Curriculum Vitae será realizada com base nos critérios estabelecidos no Anexo II e constituirão 50% da nota final.
4.2.2 A composição da nota parcial da análise do currículo será realizada da seguinte forma: o currículo que apresentar a maior pontuação receberá nota 10 (dez) e o de menor pontuação receberá nota 6,0 (seis).
4.2.3 Para fins de contabilização da pontuação do currículo, somente serão consideradas as informações profissionais e/ou acadêmicas que estiverem acompanhadas de documento comprobatório e forem elencadas na tabela de pontuação do currículo.
4.2.4 A análise do pré-projeto constituirá 50% da nota final e serão adotados os seguintes critérios: clareza e organização entre as partes (0,3 pontos); aderência e relevância do pré-projeto à linha de pesquisa e ao PPGADR (0,4 pontos); pertinência da bibliografia do pré-projeto quanto ao objeto, justificativa e problematização (0,3 pontos).
4.2.5 O conteúdo do pré-projeto apresentado na seleção não necessariamente será o mesmo a ser desenvolvido durante o curso de mestrado.
4.3 Os resultados da seleção serão divulgados no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Strictu Sensu > Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável), contendo a nota e a relação dos candidatos aprovados.
4.4. Ocorrendo empate na nota final, para efeito de classificação, o critério de desempate será a idade, dando-se preferência ao candidato de idade mais elevada.
4.5 Ao final do processo de seleção, será divulgada a lista dos candidatos classificados com a indicação dos possíveis orientadores e respectivas linhas de pesquisa.
5 DO CRONOGRAMA
5.1 As etapas do Processo Seletivo ocorrerão conforme o cronograma a seguir:
ETAPAS |
DATA e HORÁRIO |
Inscrições |
De 07/03//2014 a 16/03/2013 via correio eletrônico |
Divulgação do Resultado Preliminar do Processo Seletivo |
A partir17/03/2014 |
Divulgação do Resultado final do Processo Seletivo |
A partir de 19/03/2014 |
Matrícula |
24 a 28/03/2014 |
5.2 É de exclusiva responsabilidade do candidato acompanhar, no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Strictu Sensu > Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável), a divulgação dos resultados e de eventuais alterações no edital.
6 DOS RECURSOS
6.1 O candidato poderá interpor recurso do resultado do processo de seleção em até 12 horas após a publicação do resultado no sítio da UFFS.
6.2 Os recursos deverão ser enviados via correio eletrônico, para os seguintes endereços: Secretaria Acadêmica de Laranjeiras do Sul <sec.acad.ls@uffs.edu.br>; Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável" <sec.ppgadr@uffs.edu.br> e ao coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável Gilmar Franzener <gilmar.franzener@uffs.edu.br> e devem conter o nome completo do candidato, a exposição de motivos e a fundamentação para o pedido de revisão.
6.3 Serão indeferidos os recursos que não atenderem aos dispositivos aqui estabelecidos.
6.4 A Comissão de Seleção é a única instância para recurso, sendo soberana em suas decisões, razão pela qual não caberá recurso ao resultado dos recursos.
6.4.1 A Comissão de Seleção emitirá parecer no prazo de 12 (doze) horas após o encerramento do prazo de recurso.
6.4.2 O parecer será disponibilizado na Secretaria Acadêmica do campus Laranjeiras do Sul e informado via correio eletrônico aos interessados.
7 DA MATRÍCULA
7.1 O candidato aprovado deverá efetuar a matrícula junto à Secretaria Acadêmica do campus Laranjeiras do Sul, no período de 24 a 28 de março de 2014, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
7.2 As disciplinas do curso de Mestrado serão ofertadas nos turnos matutino e vespertino.
7.2.1 Poderão ser ofertadas disciplinas sob a forma concentrada, desde que garantida a carga horária e o conteúdo programático.
8 DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
8.1 A protocolização da inscrição subentende que o candidato leu e concorda com as normas desse edital.
8.2 A qualquer tempo, e a critério da Comissão de Seleção, se constatada a apresentação de documentos e/ou assinaturas inidôneas, será considerada cancelada a inscrição do candidato.
8.3 Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção e/ou pelo Colegiado do Programa.
ANEXO 1
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
Pró-Reitoria De Pesquisa e Pós-graduação
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGROECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL
FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO
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Nome do(a) candidato(a): |
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Passaporte: |
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RG: |
CPF: |
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Endereço |
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Rua: |
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Nº : |
Bairro: |
Cidade: |
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UF: |
CEP: |
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Contato |
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Telefone residencial: |
Celular: |
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E-mail 1: |
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E-mail 2: |
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Cursos |
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Graduação em: |
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Instituição: |
Ano conclusão: |
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Graduação em: |
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Instituição: |
Ano conclusão: |
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Pós-Graduação em: |
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Instituição: |
Ano conclusão: |
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Pós-Graduação em: |
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Instituição: |
Ano conclusão: |
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Ocupação Profissional |
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Instituição: |
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Cargo: |
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Telefone: |
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Linha de pesquisa pretendida: |
*A opção é apenas em caráter de ordem de preferência, cabendo a comissão de seleção a indicação de um orientador ao final do processo seletivo de acordo com a classificação final e com o disposto no edital de seleção.
Declaro que li e concordo com as normas do Edital Nº......../PPGADR/UFFS/2013.
_______________________________________
Assinatura do(a) Candidato(a)
PARA USO DA SECRETARIA GERAL DA PÓS-GRADUAÇÃO
(__) formulário de inscrição, disponível na Secretaria Acadêmica do campus Laranjeiras do Sul (Anexo 1) e no sítio da UFFS (www.uffs.edu.br > Pós-Graduação > Strictu Sensu > Mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável) devidamente preenchido e assinado, acompanhado de 1 (uma) fotografia 3x4 recente;
(__) cópia simples do passaporte com visto vigente;
(__) cópia simples do diploma de curso superior de graduação reconhecido pelo MEC, ou órgão competente para o caso de diplomas do exterior, ou declaração de Instituição de Ensino Superior de que o candidato concluirá o curso de graduação até o ato de matrícula.
(__) cópia simples do Histórico Escolar da graduação;
(__) Curriculum Vitae impresso, com cópia de documentos comprobatórios.
(__) pré-projeto.
(__) protocolo do RNE - Registro Nacional de Estrangeiros; (__) cópia simples dos documentos exigidos pela legislação específica para candidato estrangeiro. |
Protocolo n.º_________ Data:____/____/_____ Assinatura:______________________
.............................................................................................................................................
Protocolo n.º_________ Data:____/____/_____ Assinatura:______________________
ANEXO 2
SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL
UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL
TABELA DE PONTUAÇÃO PARA ANÁLISE DO CURRICULUM VITAE
FORMAÇÃO ACADÊMICA |
VALOR POR ITEM |
PONTUAÇÃO MÁXIMA POR ITEM |
Curso de especialização (mínimo de 360 h) |
2,0 |
10 |
Curso de curta duração assistido (mínimo de 4 h) |
0,5 |
05 |
ATIVIDADES ACADÊMICAS/PROFISSIONAIS |
||
Professor de ensino superior (por ano) |
2,0 |
10 |
Professor de ensino médio/fundamental (por ano) |
1,0 |
10 |
Atividades profissionais em agroecologia e/ou desenvolvimento rural sustentável (por ano) |
1,0 |
15 |
Curso de curta duração ministrado |
0,5 |
05 |
Monitoria (por ano) |
0,5 |
05 |
Atividades profissionais fora das áreas do curso de Mestrado (por ano) |
0,5 |
7,5 |
PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA |
||
Artigos científicos publicados em periódicos em agroecologia e/ou desenvolvimento rural sustentável com corpo editorial |
01 |
10 |
Livros ou capítulos em agroecologia e/ou desenvolvimento rural sustentável com ISBN: |
01 |
10 |
Textos em jornais ou revistas (magazine) com vinculação ao tema de pesquisa proposto |
0,3 |
03 |
Resumo simples e expandido em Anais de eventos científicos |
0,1 |
01 |
Conferência\ Palestra\ Comunicação\ Mesa redonda\ Painel ministrado em eventos científicos ou técnicos |
0,1 |
01 |
ATIVIDADES DE PESQUISA |
||
Bolsista de Apoio Técnico (AT) ou equivalente (por ano) |
0,3 |
03 |
Bolsista de iniciação científica ou equivalente (por ano) |
0,5 |
05 |
ATIVIDADES DE EXTENSÃO |
||
Atividade de Extensão em Programa Institucional em agroecologia e/ou desenvolvimento rural sustentável (por ano) |
0,5 |
05 |
TOTAL DE PONTUAÇÃO |
ANEXO 3
SUGESTÃO DE ROTEIRO PARA O PRÉ-PROJETO
O pré-projeto deve representar uma proposta de pesquisa de interesse do candidato, contendo, de forma sucinta, as seguintes partes.
1 Identificação
1.1 Título
1.2 Nome do(a) candidato(a)
2 Introdução
4 Objetivos
5 Metodologia
6 Cronograma de execução
7 Referências
Formatação: O Pré-projeto não poderá ultrapassar 10 páginas, incluindo Referências, sem Anexos, em papel A4, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5, margens esquerda e superior de 3 cm, e direita e inferior 2 cm.
Data do ato: Chapecó-SC, 07 de março de 2014.
Data de publicação: 06 de setembro de 2016.
Jaime Giolo
Reitor Pro tempore da UFFS