ATA Nº 6/CONSUNI CGAE/UFFS/2017

ATA DA 5ª REUNIÃO ORDINÁRIA DE 2017 DA CÂMARA DE GRADUAÇÃO E ASSUNTOS ESTUDANTIS

Aos vinte e dois dias de junho de dois mil e dezessete, às oito horas e quarenta e cinco minutos, na sala de reuniões do bloco da Biblioteca, no Campus Chapecó, foi realizada por videoconferência a 5ª Reunião Ordinária de 2017 da Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis do Conselho Universitário – CONSUNI da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, presidida pelo Professor João Alfredo Braida. Fizeram-se presentes à reunião, por videoconferência, os seguintes conselheiros titulares: Marcelo Recktenvald, Pró-reitor de Assuntos Estudantis; Lauren Zamin, representando o Diretor do Campus Cerro Largo; representantes docentes: Bruno München Wenzel (Campus Cerro Largo), Valéria Silvana Faganello Madureira (Campus Chapecó), Derlan Trombetta (Campus Chapecó), Valéria Esteves Nascimento Barros (Campus Erechim), Manuela Franco de Carvalho da Silva Pereira (Campus Laranjeiras do Sul), José Oto Konzen (Campus Realeza); representantes técnico-administrativos: Wilian Przybysz (Campus Laranjeiras do Sul), Ana Paula Modesto (Campus Erechim); faltou à reunião e apresentou justificativa de ausência o seguinte conselheiro: Antonio Marcos Myskiw (Diretor do Campus Realeza); faltaram à reunião sem apresentar justificativa os seguintes conselheiros: Antonio Luiz Miranda (representante docente Campus Chapecó), Marcos Antonio Beal [titular] e Dalila Moter Benvegnu [suplente] (representantes docentes Campus Realeza), Jéssica Teixeira [titular] e Daniel dos Santos [suplente] (representantes discentes Campus Chapecó), Thaina Dhaila Nascimento Gomes da Silva [titular] e Thamara Martins de Oliveira [suplente] (representantes discentes Campus Laranjeiras do Sul), Diego Sigmar Kohwald (representante comunidade regional Estado do Paraná). O Presidente saudou a todos e iniciou a reunião com a apreciação da Ata da 4ª Reunião Ordinária CGAE, realizada em 12 de maio. Não havendo manifestações, a ata foi considerada aprovada. Informes: O Presidente informou que entre os dias 9, 12 e 13 de junho foram realizadas as matrículas para a primeira chamada do Processo Seletivo 2017.2, sendo ofertadas 251 vagas em cursos dos campi Chapecó, Laranjeiras do Sul e Passo Fundo. Foram matriculados 32 estudantes, número considerado baixo em relação a anos anteriores. Nos próximos dias deverá ser encaminhada a lista de espera do SISu para realização de novas chamadas, até completar o quantitativo de vagas ofertadas. Destacou que entrou em funcionamento a nova modalidade de reserva de vagas, para pessoas com deficiência, sendo 20% das vagas reservadas na UFFS, com alguns estudantes já matriculados. Informou, ainda, que está sendo dado andamento nas atividades de reformulação dos PPCs de licenciatura. O prof. Marcelo Recktenwald comunicou que foi publicada a Instrução Normativa nº 01/PROAE/UFFS/2017, que trata das análises socioeconômicas, definindo procedimentos diferenciados para alguns públicos de alunos (indígenas, quilombolas, estrangeiros, em situação de acampamento, de assentamento ou de rua). Não havendo mais informes, passou-se à Ordem do dia: Designação de relator para processo – Política de Desenvolvimento de Coleções. O Presidente perguntou se havia indicações de pauta e, em caso negativo, ficou aprovada a Ordem do Dia proposta. Explicou que em 2015 foi aprovada pela Câmara a Resolução nº 4, que criou as Comissões de Desenvolvimento de Coleções do acervo das bibliotecas, e que atribuía um prazo de seis meses para que as comissões devolvessem a esta Câmara as suas considerações com a relação à minuta de Política de Desenvolvimento de Coleções, bem como os regimentos internos das comissões, para homologação. Trouxe a matéria de volta, para designação de relatoria, no intuito de conseguir aprovar essa política institucional ainda nesta legislatura, que deverá finalizar no mês de agosto. Perguntou se havia candidatos a relatar a matéria e, não havendo manifestações, solicitou permissão dos conselheiros para efetuar a designação de relator, conforme previsto no Regimento Interno do CONSUNI. Houve acordo com esse encaminhamento e, não havendo mais assuntos para discussão, a reunião encerrou-se às nove horas e vinte minutos, da qual eu, Debora Cristina Costa, assistente da Pró-reitoria de Graduação, lavrei a presente Ata, que após aprovada, será devidamente assinada por mim e pelo Presidente. Chapecó, 22 de junho de 2017.

Data do ato: Chapecó-SC, 22 de junho de 2017.
Data de publicação: 28 de agosto de 2017.

João Alfredo Braida
Presidente da Câmara de Graduação e Assuntos Estudantis