ATA Nº 7/CONSCER/UFFS/2017

ATA DA 6ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS DE 2017 - 01/08/2017 (APROVADA NA 7ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2017 - 24/08/2017)

Ao primeiro dia do mês de agosto de dois mil e dezessete, às treze horas e trinta minutos, no Auditório do Bloco de Professores, da Universidade Federal da Fronteira Sul, sito na ERS 135 – KM 72 – Nº 200, em Erechim/RS, foi realizada a 6ª Sessão Ordinária de 2017, do Conselho de Campus da UFFS – Campus Erechim. A sessão foi presidida pelo professor Anderson André Genro Alves Ribeiro, Diretor do Campus Erechim e Presidente do Conselho de Campus. Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros: Guilhermo Romero (Coordenador Administrativo); Hugo Von Linsingen Piazzetta (Coordenador Adjunto do Curso de Agronomia); Murad Jorge Mussi Vaz (Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Gustavo Giora (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Deise Paludo (Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária); Marcio Soares (Coordenador do Curso de Filosofia); Éverton de Moraes Kozenieski (Coordenador do Curso de Geografia); Denílson da Silva (Coordenador do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Adriana Salete Loss (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Paulo Afonso Hartmann (Coordenador Adjunto do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental); Cassio Cunha Soares (Coordenador Adjunto do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas); Douglas Santos Alves, Eduardo Pavan Korf; Isabel Rosa Gritti, Valéria Esteves Nascimento Barros (Representantes Docentes); Fabíola Carla Andretta e Luana Angélica Alberti (Representantes Técnico-Administrativos); Luiz Ricardo Pasquetti (Representante Discente); e, Rosane Menna Barreto Peluso (Representante da Comunidade Regional). Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Almir Paulo dos Santos e Bernardo Berenchtein (Representantes Docentes); Aline Asturian Kerber (Representante Técnico-Administrativo); e, Patrícia Fernanda Tomicki (Representante Discente). Não compareceram à sessão, por motivo justificado, os seguintes conselheiros: Fábio Aparecido da Costa (Coordenador Acadêmico Substituto); Gismael Francisco Perin (Coordenador do Curso de Agronomia); Leandro Galon (Coordenador do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental); Jerônimo Sartori (Coordenador do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); Fábio Francisco Feltrin de Souza (Coordenador do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas); Caroline Rippe de Mello Klein, Clarissa Dalla Rosa, Ulisses Pereira de Mello (Representantes Docentes); Naudio Ladir Diering (Representante Técnico-Administrativo); Amadeus Reolon e Mario Locatelli (Representantes Discentes); Marcos Moreira Pinto (Representante da Comunidade Regional). Não compareceu à sessão, o seguinte conselheiro: Mairon Escorsi Valério (Coordenador do Curso de História). Após conferência do quórum regimental, o Presidente do Conselho de Campus declarou aberta a sessão, passando, de imediato, ao expediente. 1. EXPEDIENTE. 1.1. Apreciação de atas de sessões anteriores. Inicialmente, foi apresentada a Ata da 5ª Sessão Ordinária de 2017. Havendo consenso, a ata foi aprovada por unanimidade. Ato contínuo, passou-se aos informes. 1.2. Informes. 1.2.1. Direção. O Presidente do Conselho informou que a servidora Aline Asturian Kerber tomou ciência de seu processo de estágio probatório, no mês de julho de 2017. Também informou que o Memorando Circular Nº 09/PROAE/UFFS/2017, relativo ao demonstrativo de investimentos do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e Programa Bolsa Permanência (PBP/MEC), foi disponibilizado aos conselheiros no Moodle Gestão. Por fim, comunicou que o professor Nerandi Luiz Camerini deixará a função de Coordenador Adjunto de Áreas Experimentais, sendo substituído pelo servidor Maurício da Trindade Viegas. O professor Anderson agradeceu ao trabalho realizado pelo professor Nerandi junto à referida coordenação adjunta. Respondendo ao questionamento do conselheiro Hugo Von Linsingen Piazzetta, o Diretor esclareceu que não foi realizada consulta ampla para proceder à substituição, pois a opção foi por substituí-lo por um servidor técnico-administrativo que atua no setor de Áreas Experimentais, em diálogo com os mesmos. Em seguida, o Coordenador Administrativo fez um breve comunicado sobre o abastecimento de água no Campus, pois foi feita manutenção na rede, sendo percebida redução na captação de água. Nesse sentido, estão sendo buscadas alternativas mais eficientes e com menor custo para sanar o problema. O Diretor ainda destacou que é provável que se passe por um período de racionamento, entretanto, frisou que já estão atuando para normalização da situação. 1.2.2. Comissões. De imediato, a conselheira Luana Angélica Alberti apresentou a relação de processos de remoção e redistribuição analisados pela Comissão Auxiliar Permanente de Processos de Remoção e de Redistribuição (CAPPRR-ER), conforme segue: 23205.004856/2016-29 - Luis Henrique Ebling Farinatti; 23205.002015/2017-68 - Silmar De Matos dos Santos; 23205.002041/2017-96 - Eduardo Fernandes Vieira dos Santos; e, 23205.001043/2017-68 - Jean Carlo Rodio. A conselheira enfatizou que todos os processos receberam parecer desfavorável devido à inexistência de códigos de vaga disponíveis. 1.2.3. Gerais. Não houve informes gerais. 2. ORDEM DO DIA. Em seguida, ao expor a ordem do dia, o Presidente do Conselho de Campus apresentou a seguinte solicitação de inclusão de ponto de pauta: a) Homologação de indicação à Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Assistência Estudantil. O conselheiro Éverton de Moraes Kozenieski também solicitou a inclusão de item para tratar da extinção da comissão designada para averiguar e elaborar proposta de manifestação do Conselho de Campus relativa à ação da Brigada Militar. A pauta foi submetida à apreciação, sendo a mesma aprovada com as alterações solicitadas. De imediato, passou-se à discussão do primeiro item da ordem do dia. 2.1. Homologação de indicações ao Conselho Municipal de Turismo de Erechim. De imediato, o Diretor destacou que em consulta aos servidores do Campus, disponibilizaram-se a representar a UFFS - Campus Erechim, no conselho Municipal de Turismo, os servidores Gleison Cássio Rosset (titular) e Marcela Alvares Maciel (suplente). Não havendo manifestações contrárias, as indicações foram homologadas. 2.2. Parecer acerca de proposta de organização das atribuições dos Órgãos Suplementares da UFFS Campus Erechim. A seguir, as conselheiras Fabíola Carla Andretta e Luana Angélica Alberti apresentaram o Parecer Nº 008/CONSC-ER/UFFS/2017, relativo à proposta de organização das atribuições dos Órgãos Suplementares da UFFS Campus Erechim. Em seu parecer, a comissão votou pela aprovação da proposta, recomendando que a mesma constitua uma resolução do Conselho de Campus, para que possa ser reavaliada diante de novas proposições e/ou alterações de estruturas e atribuições das Unidades Organizacionais e dos Órgãos Suplementares. O Diretor ainda ressaltou que a distribuição das funções gratificadas foi realizada institucionalmente há algum tempo. Com relação às coordenações adjuntas, está sendo solicitado que sejam instituídos como setores, com atribuição de FGs. Essa discussão está em andamento, entre todas Direções de Campus e será encaminhada à PROPLAN. A seguir, o parecer foi submetido à votação, sendo registrados 16 (dezesseis) votos favoráveis e 04 (quatro) abstenções. 2.3. Alteração do Calendário de Formaturas 2017-1. De imediato, o Diretor esclareceu que em virtude da divulgação do calendário do Enade 2017, o qual prevê que são considerados concluintes os estudantes que colam grau até o dia 25 de agosto, será necessário antecipar o ato de colação de grau previsto para o dia 26 de agosto. Caso essa alteração não ocorra, os estudantes não poderão integralizar o curso no primeiro semestre de 2017. Realizados os esclarecimentos, o plenário aprovou a nova proposta de calendário, assim composta: 12/08 – (sábado) – Agronomia e Engenharia Ambiental e Sanitária; 19/08 – (sábado) – Geografia; 25/08 (sexta) – História, Ciências Sociais e Filosofia. 2.4. Distribuição e método de indicação das vagas dos delegados representantes que participarão da Plenária Final da II COEPE. Na sequência, o conselheiro Guilhermo Romero apresentou a proposta de distribuição e método de indicação das vagas dos delegados representantes que participarão da Plenária Final da II COEPE, protocolada conforme Requerimento Nº 003/CONSC-ER/UFFS/2017. Após apreciação dos conselheiros a proposta foi aprovada nos seguintes termos: i) 12 (doze) vagas para indicação dos GTs dos Fóruns Temáticos da II COEPE; ii) 1 (uma) vaga para o Diretor, como representante da Gestão do Campus; iii) 2 (duas) vagas para indicação dos discentes; iv) 3 (três) vagas para indicação do Conselho Comunitário. 2.5. Homologação de indicação à Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Assistência Estudantil. De imediato, o Presidente do Conselho de Campus destacou que, em atendimento ao disposto na Resolução Nº 6/2017 - CONSUNI/CGAE, foi realizada consulta à comunidade acadêmica, a fim de reconstituir a Comissão de Acompanhamento e Avaliação dos Programas de Assistência Estudantil. Após análise do plenário, a composição da referida comissão foi homologada com a seguinte constituição: a) Docentes: Alfredo Castamann e Bárbara Cristina Pasa; b) Técnico-administrativos: Gleison Cássio Rosset e Marcelo Luis Ronsoni; c) Discentes: João Daniel Wermann Foschiera e Mariana Tilde Zabot. 2.6. Extinção da comissão designada para averiguar e elaborar proposta de manifestação do Conselho de Campus relativa à ação da Brigada Militar. Ato contínuo, o conselheiro Éverton de Moraes Kozenieski relatou que os estudantes envolvidos na ação da Brigada Militar não compareceram às reuniões propostas, tão pouco encaminharam informações solicitadas por escrito para subsidiar o trabalho da comissão. Dessa forma, não foi possível finalizar o trabalho. Diante disso, o conselheiro solicitou a extinção da referida comissão, obtendo a aprovação do plenário. Havendo tempo regulamentar de sessão, abriu-se espaço para manifestações. A conselheira Isabel Rosa Gritti convidou a todos para participar da “Conferência do GT Gestão, Cooperativismo, Economia Solidária e Desenvolvimento Social da II COEPE”, que será realizada no dia 08/08, às 13h30min, no Auditório do Bloco A. A conselheira Aline Asturian Kerber também convidou a todos para participar da “Reunião Aberta do GT Acesso, Permanência, Moradia Estudantil, Retenção e Evasão da II COEPE”, que será realizada sexta-feira, 04/08, às 14h, no Auditório do Bloco A. Nada mais havendo a constar, eu, Daniel Bazzotti, Secretário Executivo do Conselho de Campus, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 1º de agosto de 2017.

Data do ato: Erechim-RS, 01 de agosto de 2017.
Data de publicação: 28 de agosto de 2017.

Anderson André Genro Alves Ribeiro
Presidente do Conselho de Campus Erechim

Documento Histórico

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