ATA Nº 7/CONSCER/UFFS/2016

ATA DA 6ª SESSÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DE CAMPUS DE 2016 - 05 AGO 2016 - APROVADA NA 10ª SESSÃO ORDINÁRIA DE 2016 EM 16-12-2016

Aos cinco dias do mês de agosto de dois mil e dezesseis, às treze horas e trinta minutos, no Auditório do Bloco de Professores, da Universidade Federal da Fronteira Sul, sito na ERS 135 – KM 72 – Nº 200, em Erechim/RS, foi realizada a 6ª Sessão Ordinária de 2016, do Conselho de Campus da UFFS – Campus Erechim. A sessão foi presidida pelo professor Anderson André Genro Alves Ribeiro, Diretor do Campus Erechim e Presidente do Conselho de Campus. Fizeram-se presentes à sessão, os seguintes conselheiros: Juçara Spinelli (Coordenadora Acadêmica); Guilhermo Romero (Coordenador Administrativo); Gismael Francisco Perin (Coordenador do Curso de Agronomia); Murad Jorge Mussi Vaz (Coordenador do Curso de Arquitetura e Urbanismo); Gustavo Giora (Coordenador do Curso de Ciências Sociais); Clarissa Dalla Rosa (Coordenadora do Curso de Engenharia Ambiental); Joice Beatriz da Costa (Coordenadora do Curso de Filosofia); Leandro Carlos Ody (Coordenador do Curso Interdisciplinar em Educação do Campo); Adriana Salete Loss (Coordenadora do Curso de Pedagogia); Leandro Galon (Coordenador do Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental); Paulo Afonso Hartmann, Isabel Rosa Gritti, Valéria Esteves Nascimento Barros, Edison Kiyoshi Tsutsumi, Eduardo Pavan Korf (Representantes docentes); Rodrigo Padilha dos Santos (Representante técnico-administrativo); e, Camila Carvalho de Farias (Representante discente). Fizeram-se presentes à sessão os seguintes conselheiros suplentes, no exercício da titularidade: Gertrudes Bielski (Representante técnico-administrativo). Não compareceram à sessão, por motivo justificado, os seguintes conselheiros: Jerônimo Sartori (Coordenador do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação) e Thiago Ingrassia Pereira (Coordenador Adjunto do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em Educação); Denise Knorst da Silva (titular) e Alcione Roberto Roani (suplente), Daniel Francisco de Bem (Representantes docentes); e, Marcelo Rebollo Gomes (Representante técnico-administrativo). Não compareceram à sessão, os seguintes conselheiros: Marcio Freitas Eduardo (Coordenador do Curso de Geografia); Mairon Escorsi Valerio (Coordenador do Curso de História); Jerzy André Brzozowski (Coordenador do Curso de Pós-graduação Stricto Sensu Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas); Chaline Elida Piccoli e Iohaan David Severiano Pantoja (Representantes discentes); Douglas Cenci e Fábio André Adamczuk (Representantes da Comunidade Regional). 1. EXPEDIENTE. 1.1. Informes. Ato contínuo, foram realizados os informes. 1.1.1. Direção. O Diretor do Campus comunicou que os servidores Valdecir José Zonin (docente) e Ângela Camila Grando Deffaci (técnico-administrativa) tomaram ciência de seus processos de estágio probatório. O professor Anderson André Genro Alves Ribeiro também relatou que está em andamento a avaliação do primeiro ano de gestão da atual Direção do Campus. Foram criados no site institucional links para acesso ao Plano de Gestão e o para o acompanhamento das demandas de manutenção e serviços, além de outros ajustes, tais como, atualização dos dados dos servidores, projetos de de pesquisa e extensão vigentes. O Diretor ressaltou que os docentes verifiquem os dados para auxiliar a manter as informações atualizadas. Também enfatizou que está sendo feita uma campanha de conscientização de trânsito dentro do Campus, pois as regras de trânsito valem para as vias internas igualmente. Orientações foram encaminhadas também aos motoristas de transporte escolar que transitam pelo Campus. Com relação às obras do Bloco B, o Diretor destacou que uma empresa venceu o processo de licitação e foi realizado empenho, o que permitiu realizar o contrato com empresa e emitir a ordem de serviço, a continuação está prevista para ser retomada no dia 5 de setembro de 2016. Como o valor total da obra está orçado em 7 milhões, esforços estão sendo envidados no sentido de buscar reforço desse empenho para dar prosseguimento à obra. De imediato, o Coordenador Acadêmico informou que o aluguel dos espaços junto ao Seminário Nossa Senhora de Fátima, utilizados pela universidade, vence no dia 31 de agosto de 2016. Considerando-se a necessidade de uso daqueles espaços, a universidade renovará o contrato para uso do terceiro andar. As alterações de ocupação já estão sendo organizadas. Em seguida, a Coordenadora Acadêmica comunicou que no dia 12 de agosto terá início a 3ª etapa da Conferência das Licenciaturas e solicitou que o convite seja estendido aos interessados. Destacou que os PPCs das licenciaturas serão revisados de acordo com as discussões da conferência. A professora Juçara Spinelli também lembrou que nos dias 13, 19 e 26 de agosto serão realizados os atos de colação de grau  e que de 17 a 21 de outubro ocorrerá a semana do DIVERSA. As inscrições de trabalhos devem ser realizadas entre 8 e 27 de agosto. Por fim, a professora Juçara Spinelli destacou que a Coordenação Acadêmica e o NPPD publicaram o edital de afastamento para capacitação docente, os interessados devem fazer sua inscrição no período de 4 a 10 de agosto. Finalizando os informes da Direção, o professor Anderson André Genro Alves Ribeiro lembrou que terça-feira, dia 9, às 14h, será realizada a sessão solene do Conselho de Campus para outorga de título de professor Emérito ao professor Anderson Chaves Mossi. 1.1.2. Comissões. Ato contínuo, o Diretor noticiou que a Comissão de Paisagismo e Arborização realizará, no dia 11 de agosto, uma reunião de trabalho para estabelecer diretrizes. Também informou que a Comissão do Regimento do Campus está em fase de finalização da minuta que será disponibilizada para toda a comunidade acadêmica para contribuições, antes de submeter ao Conselho de Campus. 1.1.3. Gerais. Não houve informes gerais. 2. ORDEM DO DIA. Em seguida, ao apresentar a ordem do dia, o Presidente do Conselho de Campus apresentou a seguinte solicitação de inclusão de ponto de pauta: a) Homologação da recomposição do Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo. A pauta foi submetida à apreciação, sendo a mesma aprovada com a inclusão solicitada. De imediato, passou-se à discussão do primeiro item da ordem do dia. 2.1. Homologação de indicações à Comissão Permanente de Transportes do Campus Erechim. Inicialmente, o Diretor relatou que, conforme estabelecido na Resolução Nº 022/CONSC-ER/UFFS/2016, foram feitas consultas aos segmentos a fim de compor a Comissão Permanente de Transportes do Campus Erechim. Como não houve indicações dos segmentos docente e discente, o plenário deliberou pela realização de nova consulta aos professores e estudantes para homologação na próxima sessão ordinária. 2.2. Parecer acerca de processos de remoção e de redistribuição. Na sequência, foi apresentado o Parecer Nº 006/CONSC-ER/UFFS/2016, relativo ao processo de remoção da servidora Aline Carla Petkowicz, da PROAD para o Campus Erechim (Processo Nº 23205.004935/2013-41), vinculado ao processo de redistribuição da servidora Franciane Tusset, da UFFS - Campus Erechim, para o IFRS (Processo Nº 23205.002121/2016-61). No referido parecer, a CAPPRR-ER manifesta-se favoravelmente à movimentação. Após breves esclarecimentos, o parecer foi aprovado por unanimidade. 2.3. Proposta de minuta de resolução para constituição de Comissão Permanente de Organização de Eventos Campus Erechim. Em seguida, o Presidente apresentou uma proposta de minuta de resolução para constituição de Comissão Permanente de Organização de Eventos do Campus Erechim, enfatizando que tal solicitação é uma demanda de servidores técnico-administrativos que atuam na organização dos eventos institucionais. Conforme proposição da mesa, foi constituída comissão, composta pelos conselheiros Clarissa Dalla Rosa e Rodrigo Padilha dos Santos, para analisar a minuta de resolução. Como prazo, ficou estabelecido que o parecer da comissão deverá ser apresentado na próxima sessão ordinária do Conselho de Campus. 2.4. Detalhamento do Orçamento do Campus. Em seguida, o professor Anderson André Genro Alves Ribeiro apresentou um detalhamento do Orçamento do Campus Erechim, como forma de esclarecimento. O Diretor enfatizou que possíveis adequações pontuais serão discutidas por meio do Fórum de Coordenadores. Além disso, informou que os documentos apresentados serão disponibilizados aos conselheiros na plataforma Moodle. 2.5. Discussão sobre justificativas de ausência no Conselho de Campus. De imediato, realizou-se uma breve discussão acerca das justificativas de ausências no Conselho de Campus, considerando que essa tem sido uma prática recorrente. Durante o debate da matéria, foram realizados alguns esclarecimentos e foi relembrado o que está previsto no Art. 9º do Regimento Interno do Conselho de Campus: “O comparecimento dos conselheiros titulares, ou na ausência destes, dos conselheiros suplentes, às respectivas sessões, salvo motivo justificado, é obrigatório e tem precedência em relação a qualquer outra atividade universitária. §1º A justificativa de falta deverá ser encaminhada por escrito à secretaria do CONSC-ER, para apresentação ao plenário no início das sessões. §2º Não havendo encaminhamento de justificativa, a falta será tida como não justificada. §3º O membro do Conselho perde o mandato se faltar, sem motivo justificado, a 03 (três) sessões consecutivas, ou a 05 (cinco) intercaladas, durante o mandato, em reuniões ordinárias. §4º É de responsabilidade do membro titular comunicar sua ausência ao respectivo suplente.” Além disso, ficou definido que serão aceitos como justificativa, utilizando como analogia o disposto no Regimento Interno do Conselho Universitário (Art. 74), os motivos previstos legalmente, licenças e afastamentos, ou se estiver a serviço da Universidade em atividade externa. As faltas, quando não justificadas ou com justificativa fora destes parâmetros, serão tomadas como injustificadas. 2.6. Homologação da recomposição do Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Em seguida, foi apresentado o Mem. Nº 43/CCAU-ER/UFFS/2016, relativo à recomposição do Colegiado do Curso de Arquitetura e Urbanismo. Após leitura do referido documento, a proposta foi submetida à apreciação do plenário, restando homologada com a seguinte composição: I. Coordenador: Murad Jorge Mussi Vaz; II. Coordenador Adjunto: Edison Kiyoshi Tsutsumi; III. Coordenador dos Estágios: Vander Yamauchi; IV. Representantes Docentes do Domínio Comum: Clovis Schmitt Souza (titular) e Denise Knorst da Silva (suplente); V. Representante Docente do Domínio Conexo: Almir Paulo dos Santos (titular); VI. Representantes Docentes do Domínio Específico: Ana Maria Schuch Araújo (titular) e Nébora Lazzarotto Modler (suplente); Luiz Felipe Leão Maia Brandão (titular); Melissa Laus Mattos (titular); Ricardo Socas Wiese (titular); VII. Representantes Técnico-Administrativos: Adelar Ferreira Pes (titular) e Eleandro Jorge Bressan (suplente); VIII. Representantes Discentes: Aline Garavelo Epifânio (titular) e Damaris Travestini (suplente). Por fim, devido ao questionamento da conselheira Camila Carvalho de Farias, houve breve discussão acerca dos procedimentos para avaliação dos servidores docentes pelos estudantes. Nesse sentido, foi destacada a necessidade de criar mecanismos que fomentem a avaliação. Nada mais havendo a constar, eu, Daniel Bazzotti, Secretário Executivo do Conselho de Campus, lavrei a presente ata que, depois de apresentada e aprovada, vai devidamente assinada. Erechim/RS, 05 de agosto de 2016.

Data do ato: Erechim-RS, 05 de agosto de 2016.
Data de publicação: 31 de janeiro de 2018.

Anderson André Genro Alves Ribeiro
Presidente do Conselho de Campus Erechim

Documento Histórico

ATA Nº 7/CONSCER/UFFS/2016