Os pesquisadores estabeleceram critérios específicos de participação, desta forma serão selecionados homens e mulheres com idade entre 40 e 65 anos que estejam com excesso de peso ou obesidade. É essencial que os voluntários não tenham histórico de doenças cardiovasculares, como infarto ou AVC, e não sejam fumantes (ou tenham parado de fumar há pelo menos três anos). O estudo é voltado para pessoas que não fazem uso de medicamentos para diabetes, colesterol alto ou pressão alta.
Os selecionados devem se comprometer a manter a dieta habitual, nível de atividade física e consumo usual de bebidas como café, chás e a própria erva-mate, durante os três meses de duração do teste.
Por outro lado, não poderão participar pessoas que tenham se submetido à cirurgia bariátrica, mulheres que já tenham passado pela menopausa, gestantes, lactantes e pessoas que façam uso de medicamentos antipsicóticos. Também estão excluídos portadores de doenças hepáticas, renais ou neoplasias malignas (câncer), etilistas crônicos e pessoas que seguem dietas vegetarianas ou veganas.
Os interessados devem entrar em contato pelo whatsapp 46 99926-9264 ou comparecer a Clínica-Escola de Nutrição da UFFS, localizada em frente ao Bloco A, na UFFS - Campus Realeza, na Avenida Edmundo Gaievski, nº 1.000.
A pesquisa é desenvolvida pelo curso de Nutrição, com o apoio do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da UFFS - Campus Laranjeiras do Sul, além de ser financiado pela SUSTENTEC/ITAIPU Binacional e Fundação Araucária.