Recentemente, houve mudança em cargos de gestão na Reitoria da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Por meio da Portaria nº 653/GR/UFFS/2025 foi nomeada Sílvia Lúcia Borowicc para chefiar a Secretaria Especial de Tecnologia e Informação (SETI) e pela Portaria nº 675/GR/UFFS/2025 foi nomeado Fabrício Balestrin para chefiar a Secretaria Especial de Obras (SEO).
Sílvia é servidora técnico-administrativa em educação da UFFS desde 2012 e atua na gestão de dados institucionais na SETI. É doutoranda em Sistemas de Informação na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), onde desenvolve pesquisas sobre integração de dados heterogêneos e governança de dados públicos. Possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (2018), especialização em Administração de Banco de Dados e Business Intelligence pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2012) e graduação em Sistemas de Informação pela mesma instituição (2010).
“Tenho uma forte identificação com a história da construção da UFFS, da qual participo desde os primeiros passos. Trago comigo, desde a infância, a vivência da luta por uma educação pública de qualidade, com presença efetiva e integrada aos territórios. Tive a vida profundamente transformada pelas políticas públicas de acesso à universidade, o que reforça, todos os dias, meu compromisso com a missão institucional da UFFS”, destaca Sílvia.
“Me apresento para esta tarefa em sintonia com a comunidade da qual sou parte. Para mim, esperançar só faz sentido no coletivo. Nossa visão é a de que a Universidade tem um papel essencial na formulação e no desenvolvimento de alternativas que promovam a autonomia do serviço público em Tecnologia da Informação, como é o caso da adoção e colaboração com a comunidade de Software Livre. A soberania e o ativismo de dados são temas relevantes no debate atual e se configuram como pilares para a garantia dos direitos fundamentais da população no futuro”, comenta a nova secretária.
“Assumir a gestão da SETI em uma conjuntura desafiadora como a que vivemos — em que a educação e o serviço público precisam, mais do que nunca, ser resistência para seguir como instrumentos de emancipação — é uma grande responsabilidade. Recebo essa missão com humildade, sim, mas também com o compromisso firme de entregar o melhor das minhas capacidades a serviço da comunidade universitária”, finaliza Sílvia.
Fabrício é engenheiro civil, formado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC – Campus Joinville/SC) em 2011. Possui especialização em Arquitetura e Construção Civil pela UNIPAR (2013) e MBA em Projeto e Construção de Estruturas Metálicas e de Madeira pelo IPOG (2022). Atuou como docente nos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo da UNIPAR – Campus Francisco Beltrão/PR entre 2013 e 2023, período em que também coordenou curso de pós-graduação. Tem experiência nas áreas de orçamento, planejamento e execução de obras públicas e privadas. Desde 2012, integra o quadro da UFFS, onde, atualmente, é mestrando no Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap – Campus Chapecó).
“Aceitar a função na Secretaria Especial de Obras é, antes de tudo, um gesto de respeito e admiração pelo trabalho já realizado por esta equipe, que é competente, comprometida e conhece profundamente a realidade da UFFS. Chego com a disposição de somar esforços, aprender com quem já está aqui e contribuir para que possamos, juntos, aprimorar processos e resultados. Agradeço ao reitor João Alfredo Braida e à vice-reitora professora Sandra Pierozan pela confiança e reafirmo meu compromisso de atuar com dedicação, transparência e diálogo, sempre em prol do melhor para nossa Universidade”, comenta Fabrício.
“Minha expectativa é trabalhar para otimizar processos, aprimorar o uso dos recursos e promover maior integração entre as áreas, buscando soluções eficientes e sustentáveis que atendam às demandas da comunidade acadêmica. Acredito que, com diálogo, planejamento e trabalho em equipe, podemos alcançar resultados significativos e duradouros para a instituição e para a sociedade que ela serve”, afirma o novo secretário.