A Universidade Federal da Fronteira Sul, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura - PROEC, coordenará Projeto de Extensão com o objetivo de apoiar a implementação do Plano Nacional de Abastecimento Alimentar - PLANAB. O Plano tem foco no desenvolvimento, estruturação, execução e sistematização das iniciativas de comercialização da agricultura familiar, prioritariamente na região Sul do Brasil.
O projeto conta com o financiamento de R$ 2,6 milhões, resultado de um Termo de Execução Descentralizada do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) para a UFFS, com previsão de 12 meses de atividades. Além das bolsas e do custeio para funcionamento dos núcleos de apoio extensionista, os recursos serão utilizados para garantir serviços de infraestrutura e logística para a realização de feiras da agricultura familiar nos três estados da Região Sul, além de apoiar as iniciativas de publicização dos produtos da agricultura familiar e o desenvolvimento de atividades de monitoramento, organização, mobilização e produção do conhecimento sobre os processos de comercialização.
Conforme o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFFS, Willian Simões, “a promoção do PLANAB está ligada ao fortalecimento da agricultura familiar, que contribui para o desenvolvimento rural sustentável, a produção de alimentos saudáveis e a soberania e segurança alimentar e nutricional da população brasileira. Assim, no entendimento da PROEC e da equipe que está se formando, a realização deste projeto fortalece a política de extensão da UFFS, intensifica as relações com as entidades coletivas da comunidade regional, abre espaços de divulgação de projetos, dos cursos de graduação e de pós-graduação e oportuniza o desenvolvimento de aprendizagens e de pesquisa científica a partir das práticas extensionistas. A UFFS, com esta ação estratégica, se insere em uma rede nacional de apoio que tem se compromissado cada vez mais em retirar e manter o Brasil fora de qualquer mapa da fome”.
Para iniciar os trabalhos, estão sendo formados no âmbito da UFFS três núcleos estaduais de apoio, envolvendo deis docentes e quinze estudantes bolsistas dos campi Realeza-PR, Chapecó-SC e Erechim-RS.
A seguir os servidores da UFFS envolvidos diretamente com o projeto: Willian Simões (pró-reitor de Extensão e Cultura), Julie Rossato Fagundes (Departamento de Desenvolvimento de Extensão e Cultura), Camila Elizandra Rossi (professora do Curso de Nutrição do Campus Realeza-PR), Rozane Marcia Triches (professora do Curso de Nutrição do Campus Realeza-PR), Valdecir José Zonin (professor do Curso de Agronomia do Campus Erechim-RS), Márcio Freitas Eduardo (professor do Curso de Geografia do Campus Erechim), James Luiz Berto (professor do Curso de Agronomia do Campus Chapecó-SC) e Inês Claudete Burg (professora do Curso de Agronomia do Campus Chapecó-SC).
Entre as primeiras ações do Projeto de Extensão, a UFFS estará presente como apoiadora da 48ª Expointer, que ocorrerá no Parque Assis Brasil, em Esteio-RS, de 30 de agosto a 7 de setembro, e no apoio da VII International Fish Congress – IFC 2025, que ocorrerá em Foz do Iguaçu, entre os dias 2 e 4 de setembro.