Evento na quarta-feira, 12 de novembro, marcou a inauguração de Canteiro Experimental na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim. Participaram gestores da UFFS e membros da comunidade universitária. A obra tem aproximadamente 1800m² de área construída, somado a uma área de 1200m² de àrea externa.
Em sua fala, o reitor, João Alfredo Braida, lembrou que nem todas as universidades que possuem curso de Arquitetura e Urbanismo possuem canteiro experimental e que ter essa obra na UFFS é mais uma garantia para uma formação de qualidade.
“O canteiro experimental é um ambiente de aprendizado vivo, onde teoria e prática se encontram. Aqui, nossos estudantes poderão experimentar. E experimentem! Experimentem para pesquisa, para a extensão, para a cultura, para as artes”, afirmou o reitor.
Ele também ressaltou que o projeto reforça o papel da universidade como agente de transformação regional.
“Mais do que um laboratório, este é um espaço de encontro entre diferentes saberes — o técnico e o popular, o acadêmico e o social. É um exemplo de como a universidade pode produzir conhecimento comprometido com o desenvolvimento humano e territorial.”
Para o diretor da UFFS - Campus Erechim, Luis Fernando Santos Corrêa da Silva, “o canteiro experimental contribui para a consolidação acadêmica do campus, em termos das novas oportunidades de ensino, pesquisa, extensão e cultura que o novo espaço possibilita”.

Convidados acompanharam a programação do ato de inauguração