Este livro, que é o quinto volume da Coleção 15 Anos UFFS, escrito por Adelmir Fiabani e Stefani Daiana Kreutz, conta a história do Campus Passo Fundo com base em fatos e dados técnicos, mas, fundamentalmente, narrando a história vivida pelos sujeitos que lutaram pela existência do campus, por aqueles que fizeram o seu início e por aqueles que fazem sua história no dia a dia. O objetivo dos autores é registrar os fatos históricos, cujas datas foram pesquisadas e confirmadas em documentos, fotografias e agendas, e, sobretudo, deixar vivas memórias, deixar vivo o passado e o presente, para que continue sendo contado, relembrado e sentido no futuro. Os fatos históricos que constituem a criação e o desenvolvimento do campus são concretos e fixos, mas as impressões, os pontos de vista, são únicos e variados.
UFFS Campus Passo Fundo: descortinando memórias, vozes e vivências discorre, em sete capítulos, a respeito da história do movimento pró-universidade, da criação do Curso de Medicina e do Campus Passo Fundo, dos primeiros acadêmicos, dos servidores públicos e trabalhadores terceirizados, da sede provisória no Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida e da sede definitiva na Rua Capitão Araújo, do impacto causado pela pandemia de covid-19, da avaliação do MEC e da situação do Campus treze anos depois da sua criação. Trata-se de textos que se baseiam em documentos oficiais, em textos produzidos e publicados pela imprensa e pela memória dos entrevistados, os quais foram convidados a falar dos fatos marcantes vividos por eles na instituição, bem como de suas expectativas sobre o futuro da universidade pública em Passo Fundo (RS).
Autores
Adelmir Fiabani
Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Mestre em História pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Graduado em Estudos Sociais pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e em História pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí). Como docente e pesquisador, atuou na Universidade Federal do Tocantins e Universidade Federal do Pampa. Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Passo Fundo. Pesquisa sobre Comunidades Negras do Brasil, Relações Étnico Raciais e História da África.
Stefani Daiana Kreutz
Mestra em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialista em Gestão de Pessoas e graduada em Letras pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí).
Atualmente é secretária executiva na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Passo Fundo, na Secretaria da Direção do Campus.