DIVERSA UFFS, uma semana de integração entre comunidade acadêmica

Publicado em: 10 de outubro de 2012 10h10min / Atualizado em: 24 de março de 2017 10h03min

A partir de agora, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) conta com uma semana dedicada, exclusivamente às atividades culturais, esportivas, artísticas e de exploração do saber. É o DIVERSA UFFS – Dias de Integração: Vivendo em Rede o Saber e a Arte na UFFS.

Instituído pela Portaria nº 980/GR/UFFS/2012, o DIVERSA consiste em um conjunto de atividades com o objetivo de integrar os acadêmicos dos cinco campi da UFFS; estimular a formação diversificada e multidisciplinar de saberes e expressões artísticas; proporcionar, de forma lúdica, momentos de interface entre esporte, cultura, saber e arte; oportunizar a vivência de manifestações culturais que transcendam o currículo formal; e propiciar a construção de redes sociais humanizadas, promovendo a diversidade e a inclusão.

De acordo com o Vice-reitor, Antonio Andrioli, a intenção é que cada campus proponha a realização de atividades variadas. “Queremos conferir espontaneidade para as unidades, no sentido de cada uma propor e executar eventos diversificados. Os jogos universitários da UFFS também ocorrem nesta semana e o DIVERSA é uma opção para quem não participa dessa atividade. Queremos que a comunidade acadêmica interaja em atividades lúdicas, que sejam fora da rotina letiva estabelecida pelo calendário acadêmico”, ressalta.

Ainda segundo Andrioli, a diversidade de atividades faz parte da Universidade. “Estamos cada vez maiores e precisamos oferecer múltiplas atividades para nossa comunidade acadêmica. E o DIVERSA tem relação com diversão também, pois divertir-se é necessário para viver”, destaca.

No ano letivo de 2012, o DIVERSA UFFS ocorrerá entre os dias 21 e 27 de outubro de 2012. Os campi da UFFS já estão organizando atividades para a semana. Durante o período do DIVERSA não haverá aula na UFFS, já que o conjunto de atividades faz parte do Calendário Acadêmico.