Publicado em: 21 de outubro de 2016 15h10min / Atualizado em: 07 de março de 2017 14h03min
Chegou ao fim a 6ª edição da Semana do Diversa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Realeza. Durante uma semana, de 17 a 21 de outubro, foram promovidas diversas atividades para estimular a integração e a interação entre comunidade acadêmica e regional. O evento contou com momentos de cultura, saber e arte, promovendo a diversidade e a inclusão.
Nesta edição a Semana do Diversa (Dias de Integração: Vivendo em Rede o Saber e a Arte na UFFS) trouxe oito minicursos, nove oficinas, cinco debates, além de apresentações culturais com teatro e música. Também integraram a programação o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) e a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC), totalizando mais de 180 apresentações de trabalhos acadêmicos.
Outro ponto alto do evento foi a visitação ao Campus Realeza, na quinta-feira (20). Professores e estudantes da rede básica de ensino e familiares de acadêmicos participaram de visitas guiadas e conheceram um pouco sobre cada curso ofertado, participando, ainda, de atividades práticas nas áreas da Medicina Veterinária, Nutrição, Ciências Biológicas, Química, Física e Letras.
Para o diretor do Campus Realeza, professor Antonio Marcos Myskiw, o evento cumpriu a meta de apresentar uma vasta programação visando atender os diferentes públicos. "Algumas atividades envolvendo professores das escolas estaduais e os núcleos regionais de educação do Sudoeste do Paraná tiveram público reduzido devido à greve dos professores estaduais e à ocupação das escolas pelos estudantes secundaristas. Mas, no geral, houve envolvimento da comunidade em palestras, oficinas, cursos, peças teatrais e apresentações musicais", avaliou.
SEPE e JIC
Os dias 17 e 18 de outubro foram reservados para o Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPE) e a Jornada de Iniciação Científica e Tecnológica (JIC). É neste momento que ocorre a socialização e avaliação de resultados dos diferentes projetos de Iniciação Científica, acadêmicos, de docência e de Extensão desenvolvidos pelos professores e estudantes da UFFS.
O SEPE foi composto por 145 apresentações de trabalhos, sendo 35 na área do Ensino, 48 em Pesquisa e outros 62 de Extensão. Entre os assuntos abordados estavam estudos envolvendo experiências de estágios, monitorias do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), o Programa de Educação Tutorial (PET) Medicina Veterinária e Agricultura Familiar, estudos de caso realizados na Superintendência Unidade Hospitalar Veterinária Universitária (SUHVU) e Clínica-Escola de Nutrição, entre outros.
A Jornada de Iniciação Científica totalizou 37 apresentações; a maioria nas áreas de Agrárias (15 trabalhos) e Saúde (10 trabalhos). Também houve trabalhos nas áreas de Exatas e da Terra (5 apresentações), Biológicas (4 apresentações), Linguística, Letras e Artes (1 apresentação) e Multidisciplinar (2 apresentações).
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
30 de outubro de 2024
Eventos
30 de outubro de 2024
Nossa UFFS
30 de outubro de 2024
Nossa UFFS
30 de outubro de 2024
Concursos e Processos Seletivos
30 de outubro de 2024
Processo Seletivo