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UFFS inicia atividades do Curso Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares

Duas primeiras turmas contam com 420 cursistas, mas novas turmas serão abertas em 2026, totalizando 1.200 participantes

Diretoria de Comunicação Social — 07 de Agosto de 2025 — Atualizado em 07/08/2025

UFFS inicia atividades do Curso Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares

Turmas A e B iniciaram as atividades nesta semana. O curso será encerrado no mês de dezembro de 2025

Nesta semana iniciaram as atividades do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). O curso atende a 420 cursistas, divididos em duas turmas: A e B, que começaram as aulas na segunda e terça-feira, dias 4 e 5, respectivamente. Estão envolvidos diretores e técnicos de secretarias de escolas municipais de mais de 100 municípios, de 17 estados brasileiros. 

Como explica o coordenador institucional do curso, Denilson da Silva, o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) foi instituído pela Portaria 481/2024 do MEC e, no ano passado, contou com a parceria de oito universidades federais. “Neste ano, houve a expansão da política pública em função da demanda por formação deste segmento da Educação Básica. Isso oportunizou a adesão de mais universidades”, afirma. São 34 universidades federais envolvidas nesta edição, que prevê um plano de trabalho de 18 meses (3 semestres), com 400 cursistas/semestre, totalizando 1.200 profissionais.

“Houve muita troca nos momentos anteriores ao início do curso. Trocas e acúmulos que se intensificam ao longo desta edição. Está no horizonte a criação de uma rede de pesquisa voltada para a formação de diretores escolares e técnicos de secretaria de educação a partir desta política pública implementada pela SEB/MEC. Vale destacar a diversidade geográfica e regional da origem destes profissionais. Uma riqueza cultural desafiadora e que será formativa aos cursistas e, sobretudo, à nossa equipe”, destaca o coordenador.

O curso

De acordo com Silva, o curso “se estrutura em três dimensões: no compartilhamento das experiências e vivências desses profissionais da educação, na problematização oriunda dos diferentes contextos e nos desafios em superá-los, potencializando avanços concretos na qualidade da Educação Básica no país. Portanto, a diversidade de contextos e realidades visa estimular o exercício de ação-reflexão-ação de forma coletiva e participativa. Nós, da UFFS, que atuamos na formação de professores pelo Ensino e temos inúmeras ações na área via Extensão e Pesquisa, assumimos essa responsabilidade de contribuir nesta política pública. Os acúmulos, os aprendizados e a formação serão muitos: tanto no plano individual como coletivo de nossa equipe”.

Silva informa que o material do curso foi produzido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) em parceria com a SEB/MEC. “O currículo está estruturado em 10 salas temáticas de aprendizagem. A maioria delas sendo ministradas em duas semanas de aulas. Os temas envolvem a rotina prática, teórica e de regulamentações que fazem parte do trabalho de diretores escolares e técnicos de secretarias. Ou seja, voltado à gestão da escola. Nesta edição, atendendo exclusivamente as redes municipais públicas do país. Essa estrutura temática fará parte do trabalho dos docentes que ministrarão as aulas (sempre na primeira hora de cada aula) e que estimulará atividades nos grupos menores (na segunda hora das aulas) e socializados posteriormente na turma (na terceira hora de cada encontro). Esses mesmos temas aprofundados em atividades assíncronas acompanhadas pelos ATTs e uma parte delas já estruturadas e presentes na Plataforma/Avamec (desenvolvida recentemente para essa edição), permitindo ao cursista a realização em outros horários que não aqueles do encontro síncrono de sua turma”, completa o coordenador. 

Equipe da UFFS

Além de Denilson da Silva na coordenação institucional, o curso tem Carla Berwanger na coordenação administrativa e Francine Bobato na coordenação pedagógica. A equipe conta, ainda, com 3 técnicos de TI, 20 pessoas no Apoio Teórico Técnico (ATTs) e cerca de 20 docentes. “Vale destacar que a equipe é toda de servidores da UFFS e estudantes de pós-graduação que participaram dos editais públicos de seleção. Ou seja, com vínculo institucional. E, conseguimos abarcar os 6 campi de nossa Universidade”, comenta Silva.

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