Nesta semana iniciaram as atividades do Curso de Aperfeiçoamento em Mentoria de Diretores Escolares, ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) em parceria com a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (SEB/MEC). O curso atende a 420 cursistas, divididos em duas turmas: A e B, que começaram as aulas na segunda e terça-feira, dias 4 e 5, respectivamente. Estão envolvidos diretores e técnicos de secretarias de escolas municipais de mais de 100 municípios, de 17 estados brasileiros.
Como explica o coordenador institucional do curso, Denilson da Silva, o Programa de Formação Continuada para Diretores Escolares e Técnicos das Secretarias de Educação (Proditec) foi instituído pela Portaria 481/2024 do MEC e, no ano passado, contou com a parceria de oito universidades federais. “Neste ano, houve a expansão da política pública em função da demanda por formação deste segmento da Educação Básica. Isso oportunizou a adesão de mais universidades”, afirma. São 34 universidades federais envolvidas nesta edição, que prevê um plano de trabalho de 18 meses (3 semestres), com 400 cursistas/semestre, totalizando 1.200 profissionais.
“Houve muita troca nos momentos anteriores ao início do curso. Trocas e acúmulos que se intensificam ao longo desta edição. Está no horizonte a criação de uma rede de pesquisa voltada para a formação de diretores escolares e técnicos de secretaria de educação a partir desta política pública implementada pela SEB/MEC. Vale destacar a diversidade geográfica e regional da origem destes profissionais. Uma riqueza cultural desafiadora e que será formativa aos cursistas e, sobretudo, à nossa equipe”, destaca o coordenador.