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Educação IntegralExtensão

Curso de formação da UFFS tem mais de 3,5 mil cursistas

Projeto vinculado ao programa Escola em Tempo Integral do MEC realizou, nesta semana, seminários presenciais no RS e PR

Diretoria de Comunicação Social — 10 de Maio de 2025 — Atualizado em 10/05/2025

Curso de formação da UFFS tem mais de 3,5 mil cursistas

Seminário do Rio Grande do Sul foi realizado em Santa Maria e reuniu 1.000 participantes no Park Hotel Morotin

O projeto Formação Continuada do Programa Escola em Tempo Integral – Região Sul – 2025 promoveu nesta semana dois seminários estaduais, reunindo cerca de 1,9 mil pessoas. Na terça-feira, dia 6 de maio, foi realizado o evento gaúcho no Park Hotel Morotin, em Santa Maria (RS), e na quarta-feira, dia 7 de maio, o paranaense, no Espaço Fiori, em Guarapuava (PR). 

Ambos os eventos, assim como o catarinense, realizado em 16 de abril em Lages (SC), eram direcionados aos cursistas da formação promovida pela UFFS na região sul. Conforme a coordenação do projeto, embora o curso tenha 3,5 mil inscritos, por abranger um público oriundo de grande parte dos municípios da região sul, não era esperada uma participação tão expressiva nos eventos presenciais e isso é motivo de grande satisfação.  

Para o coordenador geral do projeto na UFFS, professor Elsio José Corá, os seminários da região sul reafirmaram a importância da educação integral como política pública e projeto de sociedade. “Mais do que ampliar jornadas, foi oportunizado nos seminários de Lages, Santa Maria e Guarapuava discutimos uma educação que garanta direitos, articulando aprendizagem, cultura, esporte e proteção social; valorize os territórios, reconhecendo saberes locais e fortalecendo comunidades; enfrente desigualdades, com ações concretas para inclusão e equidade”. 

“Neste sentido, os estados do sul estão dando um passo importante e histórico ao reunir presencialmente quase 70% do total de municípios nas formações promovida pela UFFS e entidades parceiras. Sabemos que isso é só o começo. Ainda, precisamos: a) Fortalecer redes de colaboração entre governos, escolas e sociedade civil; b) Investir em formação docente para práticas pedagógicas inovadoras; c) Garantir orçamento público comprometido com a qualidade social da educação, entre outros”, pontua Corá.   

“Cada seminário estadual foi surpreendente. Reunir gestores municipais, instituições de ensino, entidades e representantes de tantos setores da sociedade em torno de um projeto de Educação Integral. Superou as expectativas. Mostrou a força e vitalidade de um projeto de educação includente, vigoroso, participativo, fundamental para o futuro que queremos para nossos estudantes. A equipe da UFFS mostrou capacidade e maturidade para organizar e coordenar o evento com tantos desafios pela sua magnitude. Parabéns e que continuemos nesta intensidade e comprometimento. Seguimos construindo!”, completa o coordenador geral. 

Segundo os dados registrados pelo sistema WebGIS, que está dando apoio às atividades do projeto, atualmente o curso conta no Rio Grande do Sul com 1.438 cursistas de 444 municípios; em Santa Catarina com 888 cursistas de 255 municípios; e no Paraná com 1.251 cursistas de 367 municípios. Nos eventos presenciais os números foram: RS 1.000 participantes de 344 municípios; SC 550 participantes de 204 municípios; PR 900 participantes de 258 municípios.

Seminário no RS

Entre os destaques do seminário realizado no Rio Grande do Sul esteve a conferência “Da história às políticas locais e atuais da Educação Integral: desafios e possibilidades”, ministrada pela professora Jaqueline Moll, que é considerada uma referência nacional no tema da Educação Integral. Ela também fez parte da mesa redonda “Política da Educação Integral a partir da Lei n° 14.640/2023”, que contou ainda com os professores Thiago Dutra de Camargo (UFRGS) e José Vicente Robaina (UFRGS) e mediação da professora Rubia Emmel (IFFAR). 

A segunda mesa redonda do evento teve como tema “Diálogos intersetoriais para o fortalecimento da Escola Integral em Tempo Integral”, com a participação de Rosângela Corrêa da Rosa, promotora de Justiça Regional de Educação de Santa Maria – Ministério Público do RS, e Márcio Tascheto da Silva, pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da UFN, com mediação da professora Fernanda dos Santos Paulo (UFRGS).  

Houve, ainda, um painel de experiências com a participação de Camila Grellt, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Nova Santa Rita (RS); Maria Gorete Rodrigues da Silva, secretária municipal de Educação de Canela (RS); e Tais Fabiola Gonçalves, articuladora estadual da UNCME/RS. O evento foi finalizado com a conferência “Operacionalidade do Programa da Educação Integral”, com Cibele Galvão Santos, da COGEITI/MEC.  

Seminário no PR

O seminário do Paraná contou com a mesa redonda “Território, Intersetorialidade e Currículo na Educação Integral: caminhos para a formação do ser humano integral”, com a participação de Ana Lucia Rodrigues e Marcia Baldini, da UNDIME/PR, com mediação da professora Jamile Bridi (UTFPR - Campus Curitiba). Alexandre Falcão, da COGEITI/MEC, ministrou a conferência “A operacionalidade do Programa Escola em Tempo Integral”, com mediação de Flaviane São José, da AMPR.

Foi realizado também um painel de experiências, com a participação da professora Cristiane Jakymiu, chefe do Departamento de Programas para Educação Básica da SEED/PR; Caroline Tiburski Bonamigo, secretária de Educação de Campo do Tenente (PR); Marcelo Assunção da Costa, secretário de Educação de Entre Rio do Oeste (PR) e Rosana Aparecida Schwartz, secretária de Educação de Guarapuava (PR), com mediação da professora Bárbara Grace Tobaldini de Lima, da UFFS – Campus Realeza.

João Halberto Balduino Maciel, auditor do Tribunal de Contas do Paraná, participou da mesa redonda “Diálogos intersetoriais para o fortalecimento da Escola Integral em Tempo Integral”, que teve mediação do coordenador geral do projeto de formação da UFFS, o professor Elsio José Corá. O evento foi finalizado com uma oficina sobre o sistema AVA Moodle, ministrada por Maico Fernando Wilges Carneiro e mediada por Adair Perdomo Falcão, ambos da equipe de Suporte e Tecnologia da Informação do projeto de formação.   

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