O Cursinho Pré-Universitário Popular Integração integra a Rede Pré-Enem Fronteira Sul, iniciativa articulada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), a qual aprovou projetos submetidos ao Edital de Chamada Pública n° 01/2025 da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), do Ministério da Educação (MEC). A aprovação viabilizou a oferta de bolsas aos estudantes educadores do projeto.
A diretora de Extensão da UFFS, Marcela Alvares Maciel, fala da iniciativa da Rede Pré-Enem Fronteira Sul:
Como esse serviço vem auxiliando os estudantes, principalmente os que têm poucas condições financeiras?
A Rede Pré-Enem Fronteira Sul vem auxiliando especialmente os estudantes com poucas condições financeiras ao oferecer, de forma gratuita, uma preparação de qualidade fundamentada nos princípios da Educação Popular, aliando apoio material, formação integral e inclusão social. Por meio da gratuidade, do foco em estudantes de escolas públicas e em situação de vulnerabilidade, do acesso a materiais didáticos, de ações para reduzir barreiras como transporte e alimentação, o projeto combate a evasão e democratiza o acesso ao ensino superior. Além disso, promove metodologias dialógicas, protagonismo estudantil e o uso da infraestrutura da universidade, garantindo que esses jovens tenham condições reais de se preparar para o Enem e construir seus projetos de vida.
A ideia dos cursinhos partiu da PROEC? Foi uma demanda sugerida pela comunidade regional?
A Rede Pré-Enem Fronteira Sul é uma iniciativa da PROEC, construída a partir de um diagnóstico institucional que identificou e reconheceu diversas ações espontâneas de cursinhos populares já desenvolvidas nos campi da UFFS. A partir desse mapeamento, a PROEC formalizou essas experiências como um programa estratégico da Universidade, garantindo prioridade em editais de bolsas de extensão e fortalecendo sua continuidade. Além disso, destaca-se aprovação da proposta no edital nacional da Rede Nacional de Cursinhos Populares (CPOP), ampliando as possibilidades de apoio e financiamento. Assim, a Rede foi estruturada a partir das experiências bem-sucedidas existentes, articulando e valorizando iniciativas históricas dos campi, com o objetivo de fortalecer a extensão universitária e responder às demandas de acesso à educação superior na região.
São quantos cursinhos nessa modalidade atualmente pela UFFS? Em quais campi?
A Rede Pré-Enem Fronteira Sul reúne quatro coletivos de cursinhos populares preparados para democratizar o acesso ao ensino superior nos campi da UFFS. As iniciativas atuam no Sudoeste do Paraná e no Noroeste do Rio Grande do Sul, fortalecendo projetos históricos da Instituição e ampliando a oferta de formação gratuita para o Enem.
Os cursinhos que compõem a Rede são:
• Pré-Pop ENEM – Campus Passo Fundo (Passo Fundo/RS)
• Cursinho Pré-Universitário Popular Integração – Campus Erechim (Erechim/RS)
• LabENEM – Campus Cerro Largo (Cerro Largo/RS)
• PET-Prepara – Campus Realeza (Realeza/PR)
A Rede estrutura-se a partir de experiências já consolidadas nos campi, integrando metodologias e ações de extensão para atender estudantes de baixa renda e fortalecer a função social da Universidade. A UFFS possui seis campi, sendo que quatro deles atualmente sediam os cursinhos vinculados à Rede Pré-Enem Fronteira Sul.
A PROEC tem ideia de quantos estudantes já passaram pelos cursinhos?
Em 2025, cerca de 200 estudantes da educação básica já participaram diretamente das atividades regulares dos cursinhos nos campi de Realeza, Passo Fundo e Erechim. Além disso, no campus Cerro Largo, as oficinas temáticas já atenderam 280 estudantes, totalizando aproximadamente 480 participantes alcançados pelas ações formativas da Rede. Há ainda a previsão de realizar seis oficinas nos presídios estaduais de Cerro Largo e Santo Cristo, ampliando o impacto para pessoas privadas de liberdade, cujo Enem ocorrerá em dezembro. Esses números refletem o alcance crescente da Rede, que reúne 26 bolsistas de extensão, entre discentes, docentes e técnicos, apoiados pela UFFS e pelo Edital Nacional CPOP.