Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Sobre o Curso:

A Filosofia, em sua história, pertence ao legado intelectual da Humanidade e, enquanto tal, está predisposta a diferentes transformações e mudanças contemporâneas que abrangem todos os setores da vida, implicando novas instâncias de compreensão nos campos ético, político, epistemológico e metafísico. Essas transformações são correlatas aos desenvolvimentos das ciências e das tecnologias, das transformações sociais e políticas, sofrendo influências e influenciando a forma como vida, tradição e filosofia se entrecruzam.
 
É necessário tratar esses problemas a partir do patrimônio intelectual filosófico, buscando novas formas de considerar a autocompreensão do ser humano em relação ao seu desenvolvimento intelectual, científico e histórico. Assim, o ponto de vista do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFFS não pretende condicionar o estudo da história da filosofia aos problemas contemporâneos e vice-versa, mas trata-se de considerar questões e problemas a partir do legado intelectual da Filosofia, buscando compreender e analisar as rupturas e continuidades que marcam o pensamento filosófico que geraram as grandes obras da filosofia.
 
Ao mesmo tempo, esta concepção da área de filosofia descreve e orienta as pesquisas e investigações do corpo docente da UFFS tal como aparece na publicação efetiva em revistas nacionais e internacionais de filosofia e na participação em eventos filosóficos nacionais e internacionais. Tal perspectiva permite-nos dividir a área da filosofia em duas linhas que congregam as pesquisas e investigações elaboradas pelo corpo Docente:  a linha de pesquisa 1, intitulada Conhecimento, Linguagem e Realidade, se debruça sobre a articulação entre linguagem e conhecimento da realidade; a linha de pesquisa 2, intitulada Ética e Filosofia Política, investiga os aspectos éticos e políticos do agir humano e a inter-relação entre esses dois campos.
 
 

 

Perfil do Egresso:

O objetivo geral do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFFS, no nível de Mestrado, visa formar pesquisadores na área de Filosofia, propiciando as condições para o desenvolvimento de estudos que demonstrem o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos essenciais para a pesquisa e o ensino
de Filosofia. O Curso tem como objetivos específicos:

  1. Capacitar profissionais para o desenvolvimento de pesquisa em Filosofia, estimulando a autonomia intelectual e o pensamento crítico;
  2. Produzir conhecimento científico na área de Filosofia, em consonância com o rigor conceitual e os métodos próprios da pesquisa filosófica nacional e internacionalmente reconhecidos;
  3. Formar profissionais qualificados para o ensino de Filosofia na Educação Superior;
  4. Desenvolver as relações entre a Pós-Graduação e a Graduação em Filosofia, propiciando aos estudantes de graduação do curso de Filosofia da UFFS oportunidades para a continuidade dos estudos de filosofia com qualidade e nível de exigência segundo critérios nacionais de excelência.

Espera-se do profissional formado pelo PPGFIL da UFFS que tenha domínio dos conceitos e métodos filosóficos que o possibilitem o desenvolvimento de pesquisa em filosofia de modo autônomo e rigoroso, bem como também o capacitem a ministrar disciplinas de Filosofia no Ensino Superior.

 

Duração Mínima12 meses e Duração Máxima de 24 meses

ModalidadeAcadêmico

TurnoVespertino e Noturno