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Projeto de extensão da UFFS busca promover a valorização da cultura e preservação da história e memória regional

Iniciativa envolve estudantes e comunidade na organização do acervo da Casa da Memória de Laranjeiras do Sul

ASCOM-LS — 11 de Julho de 2025 — Atualizado em 11/07/2025

Projeto de extensão da UFFS busca promover a valorização da cultura e preservação da história e memória regional

Casa da Memória e Cultura de Laranjeiras do Sul.

Valorizar a cultura, preservar a memória e a história regional e fortalecer os vínculos entre a universidade e a comunidade: esses são os pilares do projeto de extensão Cultura, História e Memória, desenvolvido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - Campus Laranjeiras do Sul. A iniciativa tem como foco a Casa da Memória e Cultura de Laranjeiras do Sul e prevê uma série de ações educativas, colaborativas e interativas.

O projeto surgiu do interesse em aprofundar o conhecimento sobre a história da região da Cantuquiriguaçu, onde está localizado o Campus da UFFS. Conforme o coordenador do projeto, professor Régis Clemente da Costa, “parte dessa região integrou, na década de 1940, o Território do Iguaçu, do qual Laranjeiras do Sul foi capital. Esse Território Federal abrangia o Oeste e o Sudoeste do Paraná e o Oeste de Santa Catarina, totalizando aproximadamente 65 mil km². Essa área é historicamente habitada pelos povos indígenas Kaingang e Guarani Mbya. Outro fator que motivou o desenvolvimento do projeto está relacionado aos trabalhos com a disciplina de História da Educação ofertada nos cursos de licenciatura da UFFS Campus Laranjeiras do Sul”, explica. 

O projeto teve início em 2024 e é desenvolvido em parceria com a Casa da Memória e Cultura, envolvendo também escolas, instituições culturais e acadêmicas, com o objetivo de socializar conhecimentos. A proposta busca contribuir com a organização do acervo da Casa da Memória e ampliar o acesso de visitantes, estudantes e pesquisadores a documentos, jornais, revistas e outros registros históricos que ajudam a contar a trajetória da região. A segurança e a conservação dos materiais também serão reforçadas por meio da digitalização de parte do acervo.

No momento, a equipe do projeto está trabalhando na digitalização de jornais e documentos históricos. Conforme o bolsista, Lucas Eduardo Colaço da Silva "os jornais e documentos estão sendo digitalizados, organizados e salvos em formato PDF. Ao abrir os arquivos, é possível localizar rapidamente um artigo por meio da ferramenta de busca, pois todas as palavras do conteúdo são reconhecidas pelo sistema. Isso permite encontrar, de forma eficiente, qualquer palavra-chave ou tema desejado”. 

Costa destaca que “o objetivo é contribuir com as ações de valorização da cultura e preservação da memória da comunidade regional, visando à construção de uma consciência histórica por meio de ações educativas, colaborativas e interativas. Propomos colaborar com as ações em curso, por parte do poder público municipal, ampliar as atividades e abrir novos campos de acesso da comunidade local à Casa da Memória, incentivar pesquisas acadêmicas no acervo e fomentar o acesso à cultura por meio das visitações, pesquisas e ampliação e preservação do acervo”.

Além disso, estão previstas oficinas e atividades educativas com temáticas voltadas à história e à cultura regional, destinadas à comunidade, escolas e instituições parceiras. A ideia é ampliar o diálogo entre universidade e sociedade, estimulando a produção de conhecimento e a formação de uma consciência histórica crítica. 

Para Costa “a preservação e valorização da cultura, história e memória de uma comunidade desempenham um papel fundamental na construção de identidades individuais e coletivas, na promoção do senso de pertencimento e conscientização sobre as raízes que nos conectam ao passado. Ao fortalecer as ações já desenvolvidas na Casa da Memória, as ações do projeto contribuem também com a comunidade local nos seus processos educativos, culturais e de inclusão de todos os sujeitos que historicamente constroem a história nesta região”, conclui.

O Diretor Geral da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Tecnologia e Inovação, Mauricio Cabral Osciany, comenta que “a UFFS pertence a Laranjeiras e vem para somar, não só nessa atividade, mas em inúmeras outras, ajudando a construir uma nova história. Para nós, enquanto gestão, nada disso seria possível sem parceiros. Laranjeiras pertence a todos, e queremos deixar um legado produtivo, algo que as futuras gerações possam continuar desenvolvendo em todos os setores. Na Casa da Memória e Cultura, sabemos o desafio que é resgatar uma história que se perdeu com o tempo — desde a emancipação em 1940, passando pelo período de 1943 a 1946, quando fomos capital do Território Federal do Iguaçu. Temos uma grande lacuna de informações, muito por conta da falta de acesso, de políticas públicas, e é isso que queremos resgatar”. 

Anna Pedroso, Coordenadora Pedagógica de Cultura de Laranjeiras do Sul, comenta que "a parceria com a UFFS é fundamental. Não temos como trabalhar sem parceiros, e a UFFS faz parte da história de Laranjeiras tanto quanto as pessoas que moram aqui. Essa colaboração é essencial para fortalecer nossas ações”. A responsável pela Casa da Memória, Cleide dos Santos, expressou sua emoção diante da valorização da história local: "Queremos que a história de Laranjeiras chegue longe, que seja acessível para todas as pessoas. Estando aqui desde o início, ver esse projeto se concretizar é motivo de muito orgulho para mim. Será a realização de um sonho”.  

Parceria
As ações do projeto são realizadas em parceria com a Prefeitura de Laranjeiras do Sul e contam com a participação de estudantes dos cursos de licenciatura da UFFS. A expectativa é que os resultados contribuam para o desenvolvimento regional e para o fortalecimento das políticas públicas de cultura e educação. O projeto foi contemplado com bolsa de extensão da Fundação Araucária, tendo como bolsista o estudante Lucas Eduardo Colaço da Silva, que atua nas atividades de organização e digitalização do acervo da Casa da Memória.

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