No dia 16 de julho foi realizada a entrega dos projetos desenvolvidos pelos estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim, como parte da disciplina Introdução ao Pensamento Social. A atividade integra a metodologia Project-Based Learning (PBL), com foco em soluções reais para a cidade.
Nesse dia, os estudantes apresentaram propostas inovadoras de mobilidade urbana a representantes da Prefeitura Municipal de Erechim. Jonathan Medeiros, coordenador de Projetos, e Izabel Ribeiro, coordenadora Geral de Gestão e Governança acompanharam a apresentação, que incluiu o protótipo de um aplicativo de recarga de cartão de ônibus e a proposta de um novo modelo de ponto de parada, pensado de modo a incorporar os temas sociológicos discutidos ao longo da disciplina, como desigualdade territorial, direito à cidade e inclusão social.
A iniciativa somou-se a uma ação anterior realizada no dia 25 de junho, quando os estudantes encaminharam à Câmara Municipal de Erechim projeto de lei sobre mobilidade urbana, apresentado a três vereadores do município. A proposta visa articular conhecimentos técnicos, participação cidadã e fundamentos teóricos debatidos em sala de aula.
O projeto Ponto de Partida foi proposto durante a disciplina Introdução ao Pensamento Social, conduzida pelo professor Kochav Koren Nobre Cavalcante, e desenvolvido pelos estudantes Allana Victória Leal Coelho, Ana Julia Bay, Antonielly Oliveira da Silva, Fernando Antonio Granoski, Guilherme Menin, Gustavo Rafael Soier Mendes e Henrique João Graboski Dysarz.