Este livro apresenta e discute o desenvolvimento de algumas cosmologias construídas pela humanidade ao longo da história. É um percurso histórico-dialético, uma vez que parte do método marxiano-engelsiano para reconstruir racionalmente sínteses históricas que representam o movimento contraditório da realidade e as relações entre estrutura político-econômica das sociedades e suas cosmologias.
De acordo com os autores, apesar de o livro estar organizado cronologicamente – do passado ao presente –, não significa uma substituição de modelos de pensamento e abandono total das contribuições passadas. O entendimento do conhecimento é mais uma das diversas dimensões epistemológicas presentes no mundo e não como o fim último da história.
A estrutura adotada permite que o leitor compreenda como cada cosmologia, ao ser concebida, carrega em si elementos históricos, políticos e econômicos, ao mesmo tempo em que abre espaço para novos modos de pensar o universo. Essa perspectiva convida a uma leitura que vai além da simples descrição dos fatos, estimulando uma reflexão sobre as condições históricas que possibilitaram o surgimento e o desenvolvimento de cada cosmologia.
Autores
Marllon Moreti de Souza Rosa
Professor Assistente na área de Metodologia e Prática de Ensino de Ciências e Biologia, no Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL), além de professor de Biologia, Biotecnologia e Saúde e Bem-estar na Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná, atuando no Ensino Médio. É professor de História, Filosofia e Sociologia do "Curso (r)evolução: preparatório para o ingresso no Ensino Superior", além de atuar como Coordenador Pedagógico no mesmo curso. Desenvolve pesquisas em Epistemologia de Ludwik Fleck sob a ótica marxista e estudos marxistas sob a perspectiva de György Lukács, pensando a ciência e a educação científica sob a luz do materialismo histórico-dialético a partir da ontologia do Ser Social, mobilizando as categorias de Trabalho, Reprodução, Ideologia e Alienação/Estranhamento.
Mariana Aparecida Bologna Soares de Andrade
Professora Associada B no Departamento de Biologia Geral da Universidade Estadual de Londrina, Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática - UEL. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011).