Este livro analisa a presença ou a existência da desigualdade ao gênero da mulher indígena Kaingang por intermédio do conjunto de meios de comunicação digital no Brasil, especificamente a difusão do estereótipo da mulher indígena, tal qual a sua sub-representação na indústria da informação, influenciando na mentalidade da sociedade, com base nas teorias coloniais.
Segundo as autoras, trata-se especialmente da luta da mulher indígena na busca de concretizar seus direitos e compartilhar seus saberes. Na pesquisa que deu origem ao livro, tem-se o protagonismo das falas de mulheres, uma vez que a participação do coletivo feminino em todo o processo histórico, desde a invasão até os dias atuais, tem sido de grande importância para a defesa da vida e de suas terras. Faz-se necessária a junção da luta dessas mulheres com homens, crianças e anciões devido à violência e às violações de direitos sofridos há mais cinco séculos e que resultou em um dos maiores genocídios de povos indígenas no mundo.
"Comunicação digital, mulher indígena Kaingang e racismo: perspectivas interdisciplinares" resulta da pesquisa de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim (RS), selecionada por edital que visa à publicação, pela Editora UFFS, de pesquisas oriundas dos PPGs da Instituição .
Autoras
Émelyn Linhares
Mestra em Ciências Humanas, pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), no qual foi bolsista de Demanda Social Capes. Atualmente é doutoranda em Direitos Fundamentais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, em cujo Programa é bolsista PROSUC/CAPES. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Interculturalidade e intersubjetividade: gênero, orientação sexual, raça e etnia - PPGD/UNOESC. Especialista em Direito Público pela Fundação Universidade Regional de Blumenau. Especialista em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Santa Rita.
Thaís Janaina Wenczenovicz
Professora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Docente adjunta/pesquisador sênior na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Pesquisadora PQg Produtividade/FAPERGS/Faixa 2. Professora Titular no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da UNOESC. Membro do Comitê Internacional Global Alliance on Media and Gender (GAMAG) - UNESCO. Colíder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interculturalidade e intersubjetividade: gênero, orientação sexual, raça e etnia do PPGD UNOESC. Membro da Rede de Pesquisa DECLEN Decolonizing and Comparing Legal Experiences Network. Membro da Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos no Rio Grande do Sul. Membro do Conselho Estadual dos Povos Indígenas (CEPI/Rio Grande do Sul). Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro da Red de Constitucionalismo Crítico de América Latina.