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Editora UFFS

O livro O raciocínio clínico no Processo de Enfermagem: experiências do ensino e da prática

O livro O raciocínio clínico no Processo de Enfermagem: experiências do ensino e da prática

Este livro é o quarto volume da Coleção Processo de Enfermagem: da teoria à prática e conta com a participação de 23 autores(as). 

O livro O raciocínio clínico no Processo de Enfermagem: experiências do ensino e da prática representa a união entre experts e iniciantes no desenvolvimento do Processo de Enfermagem, os quais buscam, cada vez mais, aprimorar seus conhecimentos sobre esse processo e os elementos que o compõem, adquirindo diversas experiências com esse método.

Em vista disso, os cinco capítulos deste livro descrevem e exploram experiências com o ensino do Processo de Enfermagem e sua implementação na prática profissional.

 Primeiro capítulo: conceito de raciocínio clínico e outros elementos cognitivos relacionados à aplicação do Processo de Enfermagem; modelos de raciocínio clínico e métodos de aprendizagem para memorização de conteúdos; relação entre mapa mental e mapa conceitual no desenvolvimento do raciocínio clínico, tanto no ensino quanto na prática profissional. 

Segundo capítulo: eficácia dos dois métodos citados e de outros três, que evidenciam a aplicação da teoria na prática; conhecimento de variadas estratégias de aprendizagem. 

Terceiro capítulo: importância da inserção da metodologia do Processo de Enfermagem no Projeto Pedagógico de Curso (PPC) da graduação em Enfermagem; compreensão do Processo de Enfermagem e seus componentes como ferramenta para o desenvolvimento da profissão; diversos estudos elaborados por docentes e discentes participantes de um projeto de extensão e pesquisa sobre o Processo de Enfermagem. 

Quarto capítulo: o Processo de Enfermagem e o raciocínio clínico sendo explorados na atenção hospitalar; saberes relacionados às etapas do processo; estudo de caso que evidencia como o Processo de Enfermagem pode ser aplicado na prática hospitalar; possibilidade do uso de outras ferramentas, como escalas de avaliação e mensuração, que tornam o Processo de Enfermagem ainda mais eficaz. 

Quinto capítulo: o Processo de Enfermagem na Atenção Primária à Saúde (APS); atribuições do enfermeiro nesse nível de atenção, sua importância para a qualificação da APS e a visita domiciliar como elemento fortalecedor da aplicação do Processo de Enfermagem. 

Diante dos elementos abordados nos capítulos, espera-se que o leitor se sinta motivado a aprofundar ainda mais seus conhecimentos sobre o Processo de Enfermagem, vislumbre-o como um método para tornar a prática da Enfermagem mais qualificada e eficaz, consiga aplicar as ferramentas citadas neste livro e, especialmente, que possa desenvolver e aprimorar o raciocínio clínico, compreendendo a importância desse elemento cognitivo para a aplicação das etapas do Processo de Enfermagem.

Organizadores

Julia Valeria de Oliveira Vargas Bitencourt Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Enfermagem pela Escola Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES).

Alexander Garcia Parker Enfermeiro. Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES).

Eleine Maestri Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Estágio Pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES).

Vander Monteiro da Conceição Enfermeiro Oncológico. Doutor em Ciências pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Membro do Laboratório de Investigação Quanti-Qualitativa em Enfermagem e Saúde (LIQES).

Thamirys Fernanda Santos Candido Acadêmica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Bolsista do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde). Membro do grupo de pesquisa em Educação Popular e Formação em Saúde e Enfermagem (EDUFES).

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