Apresentação

 Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas

Mestrado em Ciências Biomédicas

Sigla: PPGCB

 

Sobre o curso:

NOME DO PROGRAMA: Programa de Pós-graduação em Ciências Biomédicas 

CAMPUS SEDE: Chapecó/SC

NÍVEL: Mestrado Acadêmico

ÁREA DE CONHECIMENTO: Ciências da Saúde

ÁREA DE AVALIAÇÃO: Medicina II

Frequência de entrada: anual

Número de vagas: 15

Duração: 12-24 meses

 

 

Objetivo do curso: 

Desenvolver conhecimentos, tecnologias e práticas inovadoras que contribuam para prover saúde e qualidade de vida e para enfrentar/lidar com doenças prevalentes na região e no país. Por meio de uma sólida e ampla formação em Biociências e Ciências Médicas, pretende-se formar profissionais de alto nível acadêmico em condições de contribuir com o desenvolvimento regional e com a solução dos problemas que envolvem o campo da saúde humana em nossa sociedade, bem como formar docentes na área da saúde para que possam suprir a demanda de professores do ensino superior e de pesquisadores na área da saúde existente na região. 

 

Perfil do egresso: 

O portador do título de Mestre em Ciências Biomédicas desenvolverá estudos verticais que buscam categorizar, promover ações que visem a qualidade de vida, estabelecer relações entre a prevalência de doenças e o contexto sociocultural, compreender e correlacionar os fatores biológicos associados à saúde e à doença, contribuir para o enfrentamento de tantos desafios no campo da saúde-doença e trabalhar essas questões na área da docência e da pesquisa científica. De um lado, o egresso será capaz de exercer com mais qualidade o ensino superior na área da saúde. De outro, poderá atuar tanto na intercambiar entre a pesquisa básica e como na pesquisa aplicada na área da Medicina. O profissional será habilitado a tratar a Saúde/Doença sob uma ótica não só individual como também populacional e correlacionar com fatores biológicos importantes para a promoção da saúde. O caráter crítico, ético, sistematizado da epistemologia será uma característica de sua formação. Com a crescente fragmentação da ciência, em que não há um diálogo muito eficaz entre as partes, espera-se que o nosso egresso tenha a oportunidade de olhar de uma maneira abrangente as facetas da Saúde e da Doença, sendo capaz de identificar problemas e propor estudos para compreensão e resolução destes. 

 

Público-alvo:

Portadores de diploma de curso superior nas áreas biológica e da saúde: 1) profissionais de saúde, tanto da academia como dos serviços de saúde, de organizações/instituições públicas, filantrópicas e privadas que atuam na área da saúde; 2) Docentes de graduação e de demais níveis da educação, demais profissionais/trabalhadores de saúde, docentes atuais e futuros, com interesse em desenvolver competências, em nível de mestrado, para a educação e pesquisa na área de Ciências Biomédicas. 



Descrição da Área de Concentração

Nome: Ciências Biomédicas

O programa de pós-graduação em Ciências Biomédicas (PPGCB - Mestrado Acadêmico) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) foi estruturado para formar profissionais com competência para atuar na pesquisa básica e/ou aplicada em saúde, de modo a responder às necessidades do mercado de trabalho, em instituições de ensino e/ou de pesquisa. O PPGCB possibilitará aos pós-graduandos a aquisição de saberes e competências para a atuação na melhoria das condições de saúde da população, no ensino superior e no fortalecimento da investigação científica. Além disso, quando diplomados os alunos do curso terão adquirido competências adequadas à continuação de sua formação em programas de doutoramento de outras instituições nacionais e internacionais. Os pós-graduandos trabalharão em projetos de pesquisa, abordando processos fisiológicos e patológicos, em estudos in vitro, em animais de laboratório e em humanos, aprofundando o conhecimento científico sobre processos celulares e moleculares, além de aspectos epidemiológicos, prevenção, diagnóstico e tratamento de diversas doenças prevalentes na região, sendo agudas e/ou crônicas. Conjuntamente com as disciplinas oferecidas, os discentes desenvolverão habilidades de planejamento, análise e execução de projetos de pesquisa científica, fortalecendo os componentes teórico-práticos de ensino/aprendizagem e melhorando a aquisição de competências relacionadas com os objetivos da pós graduação. 

 

Docentes 

O PPGCB-UFFS integra docentes do Campus Chapecó/SC e Campus Passo Fundo/RS. As disciplinas necessárias para a integralização da carga horária do curso serão ministradas no Campus Chapecó/SC e/ou Passo Fundo/RS, de acordo com a disponibilidade e programação dos docentes do programa.